logotipo

Alto Mourão, Face Sudoeste do

Graduação: 4° V

Localização: Alto Mourão - Itacoatiara ( Niterói )

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Não havia o croqui da caminhada no verso da imagem como escreveu o Poyares (quem tirou a xerox não queria a caminhada).

A trilha começa em uma rua do lado da pedra de Itacoatiara perto de um clube, sobe até chegar numa encruzilhada. Vá em frente para o campo escola, Agulha Guarish e face sudoeste do Auto Mourão. A direita vai para cima do pedrão que tem
no final da praia, e a esquerda tem a trilha que vai p/ cima do alto mourão (por onde normalmente se desce depois de fazer esta via).
Após passar pelo campo escola continue seguindo a trilha por mais 5 min, apos os quais haverá uma entrada a esquerda com a trilha que sobe até chegar na pedra.
Atenção para não entrar na via errada, na mesma parede tem mais duas vias (Paredão Santa Cruz e paredão CEG30 - mais dificeis). Para quem ficar na dúvida, a ordem das vias da esquerda pra direita (olhando p/ a parede) é Face Sudoeste, S.C. e CEG30. Os grampos laranjas do S.C. devem ser facilmente identificáveis...

Os primeiros esticões podem ser feitos a francesa, o que ganha um bom tempo. Escalando a francesa, a via que teria 10 ou 11 enfiadas acaba sendo feita em cerca de 7 ou 8, sei lá...

Miguel Freitas (miguel@cetuc.puc-rio.br)
Fri May 5 05:58:32 2000


Sou morador da regiao de Itacoatiara.
Onde se diz "A trilha começa em uma rua do lado da pedra de Itacoatiara perto de um clube", ficaria mais completo "A trilha começa em uma rua ao lado do pedrão de itacoatira(lado esq. se de frente para a praia), ao lado do clube de Engenharia".
Abr,
Luciano.

Luciano Salomon (luciano.salomon@citicorp.com)
Thu Oct 10 11:39:36 2002


Via muuuito show, fiz com camarada Tayrone toda à francesa em 1h57min. Há um pequeno platô de mato, antes de onde pareceu ser o crux da via, que corre o risco de cair, cuidado se for usá-lo como apoio.

Claudney Neves (claudney@riocaminhadas.com.br)
Sat Jan 20 19:20:09 2007


Via interessante e com um visual muito bonito, em sua grande parte a dificuldade fica na casa do 3º, sendo que existem umas três enfiadas de 4º e uma de 5º. Nos lances mais difíceis a grampeação tende a ser mais próxima, mas a segunda metade da via está muito suja, o que dificulta um pouco nos lances mais críticos.

Acho interessante fazer a Oswaldo Pereira antes, já que são vias parecidas, com exceção do grau de exposição.....enquanto na Oswaldo predomina o E1, na Sudoeste é um E3.....

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon May 14 12:08:57 2012


boa mauro! o crux psicológico da via pra mim é a costurada do grampo 27 ... depois de pisar em um plato úmido e instável ter que fazer um lance pra costurar e o último grampo láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa longe... hehehhehe

Gabriel Queiroz (gabrielfqueiroz@gmail.com)
Mon May 14 21:55:18 2012


Domingo 16 set 2012 fomos la Russell e Blanco. A guiada do 27 (IV grau) é fundamental limpar bem a sapatilha porque sai do plato úmido, e o grampo é um pouco longe, tem que fazer um lance pra chegar nele.
Via muito linda e grampeação sentiu natural, e grampos em ótimo estado
Vale muito a pena entrar a francesa as + ou - 17 primeiras costuras. Se a dupla tiverem bem possível fazer quase tudo a francesa.
Fizemos em 4 hrs. Essa foi a primeira entrada nossa na SW.


Russell (temweb@gmail.com)
Tue Sep 18 15:46:59 2012


Não sabia que as paradas estavam todas duplicadas. Excelente via e com uma linha fantástica que flui muito natural. Parabéns aos consquistadores!

Leandro do Carmo (lgcarmo@yahoo.com.br)
Fri Oct 26 12:07:59 2012



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!