logotipo

Dedo de Deus, Face Leste do

Graduação: 2° III

Localização: Dedo de Deus - PNSO ( )
Conquistadores: Almir Ulisséa, Antônio Taveira e Ulisses Braga
Ano: 1944

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Para quem não tem ido ao Dedo de Deus, vale a pena comentar que o caminho foi modificado pela ação da natureza. No início do ano (98) uma grande parte de vegetação desabou, destruindo parte dos cabos de aço iniciais. O local conhecido como Chaminé das Pedras Soltas tem agora mais pedras soltas, tornando o caminho original muito perigoso (com risco de mais desabamentos). Alguns cabos de aço foram remanejados e foram batidos alguns grampos na parede que surgiu com a queda da vegetação. Este trecho (menos de 10m) deve ser escalado (3°/4° eu acho) ou feito em artificial (laçando grampo, p/ o caso de estar molhado). Em seguida sobe-se por uma caneleta que termina onde recomeçam os cabos.

Existem algumas alternativas novas para o rappel do Dedo de Deus criadas pelo pessoal do Unicerj. Uma delas evita desfazer a escada, descendo no meio da Teixeira. As outras eu ainda não conheço...

BTW, a variante Maria Cebola foi conquistada em 1957 pelos guias Drahomir Vrbas e Hamilton Maciel do CEC.

Miguel Freitas (miguel@cetuc.puc-rio.br)
Wed Sep 2 18:32:12 1998


O trecho recentemente grampeado a esquerda da chamine das pedras soltas parece de grau mais elevado que a escalada da Face Leste do Dedo. Inicia-se com uma aderencia de 4 que com o dia anterior chuvoso fica molhado, e é dificil da bota ficar. O início é uma sequencia de 3 grampos, e o lance mais dificil parece ser logo após o primeiro grampo.


Depois emenda num Diedro em diagonal para direita, que parece fácil mas não é, que também fica molhado, e sua parte interior tem lama. Ao todo a aderencia + o Diedro tem quase 50 metros.



Para descer utilizamos um grampo no final do Diedro que como era muito interno oferecia a risco de poer a corda. Fizemos a descida em 2 cordas de 50 metros, a partir do final do diedro e base do primeiro cabo de aço.


Informaram que há um grampo batido pelo pessoal da UNICERJ que evita esse bico de pedra e esta mais abaixo para a direita.

Lis Maria (rabaco@compuland.com.br)
Tue Dec 1 17:31:42 1998


Altura- 1692 metros de altitude.
Vegetação-serra do mar
Fauna-?
Locais e percursos com interesse de visitação- não há um escalador que ao se defrontar com esta imponente torre de pedra não deseje alcançar o seu topo, tanto é que a primeira conquista do Dedo De Deus se deu já em 1912 por um grupo de Teresópolis, utilizando equipamentos rudimentares. trechos de trekking, trecho de escalada.

josimar gomes de lima (josimargomes2@ig.com.br)
Sun Apr 20 14:53:38 2008


No final de 2015, vandalos arrancaram os primeiros lances do cabo de aço, danificando também alguns grampos. O Parnaso em conjunto com a FEMERJ vistoriou toda a via e resolveram após reunião com a comunidade de escaladores, reparar os trechos vandalizados e reformar outros que estavam em situação fragilizada devido á ação do tempo, como cordas fixas (vergonhosas) e alguns cabos e fixações deteriorados. Em Julho de 2016 foram iniciados os trabalhos, com a alteração no trecho inicial dos cabos, ao lado da Chaminé das pedras Soltas. Foram fixadas chapeletas para iniciar a escalada em artificial e os cabos foram recolocados mais acima após a 1a. fenda horizontal da laje.

Victor Antonio Vieira (victor55vieira@hotmail.com)
Sat Jul 9 11:50:50 2016



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!