logotipo

Lagartão

Graduação: 6° VIIsup

Localização: Pão de Açúcar - Urca ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Alex Pereira, George White, Jean Pierre e Luís Penacho Bevilaqua
Ano: 1971

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)

imagem
Versão PDF (para impressão)

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Conquistado pelo CEC em 1972 por Jean Pierre von der Weid, Alex Pereira, George White e Luis Bevilacqua. É uma via bastante diversificada, com entalamentos em fendas, artificial e agarrinhas.

O sistema de fendas do Lagartão possui diversas variantes e geralmente tem proteções fixas (grampos) entre uma fenda e outra. É recomendável o uso de alguns friends grandes para proteger os lances mais longos de fendas.

Depois de duas enfiadas em fendas tem um platô muito confortável, de onde começa a artificial. Atenção para a saída dela que é meio complicada.

Depois da artificial a via contorna para esquerda passando por baixo da sobrancelha. Este lance é bem difícil, acho que é um 7° em horizontal...E por ai vai...

Miguel Freitas (miguel@cetuc.puc-rio.br)
Wed Sep 2 19:26:59 1998


Após a enfiada de sexto grau, vem uns esticões mais fáceis de quarto grau e quinto grau respectivamente. Eu recomendo usar corda de 60 metros para faze-los em duas enfiadas poupando, assim, algum tempo. É possível fazer esses esticões "à francesa". Essas duas últimas enfiadas têm,aproximadamente, 55m cada .

Luciano (Lupa) (slusp@ig.com.br)
Mon Apr 16 18:19:01 2001


Pessoal,
as fendas do Largatão estão sem grampos, ai vai o email que o jean Pierre enviou para divulgar a retirada dos grampos.
Boas escaladas
Bernardo
"Caros amigos,
com a modernização do material de proteção móvel, tornou-se sem sentido a escalada de uma via de fendas com grampos fixos, aos quais muitos escaladores ainda acrescentam proteções móveis. Na época da conquista do Lagartão, as proteções móveis eram cunhas de madeira (proteção bastante precária) e pitons, requerendo marretas para sua colocação. POr esta razão foram instaladas as proteções fixas. Hoje, com os friends e nuts, tudo ficou mais simples e seguro. POr esta razão, conforme já foi divulgado há mais de um ano, o Largatão está sendo reformado em seu trecho inicial para a retirada dos grampos fixos e no final de semana dos dias 12 e 13 de abril, foram retiradas todas as proteções fixas até o platô do artificial. No trecho em artificial, que pode também ser feito em livre pelos mais capacitados, os grampos ficarão (mesmo porque as proteções móveis ali são de difícil colocação e precárias). OPr favor, divulguem esta mensagem para o maior numero possível de conhecidos.
Abraços e boas escaladas.
Jean P. Von Der Weid"

Bernardo Collares Arantes (bernardo@femerj.org)
Tue Jul 1 12:28:56 2003


É interessante fazer em dois esticões as fendas, pois fazendo em um esticão, o atrito da corda é grande. Fazer o lance do artificial em livre tem uma boa dica que é abrir para a direita após o primeiro grampo, costurar o 2º e daí sim retornar para a fenda. O ideal de fazer o P3 é logo após a "virada" para o lance de 7a, assim o participante irá dar segurança vendo o guia escalar em direção ao P4. Por último, a saída do P4 deve ser um pouco para a direita, assim dá para visualisar bem as agarras do lance seguinte, pela esquerda a visão é ruim.

Paulo Henrique (ibitirati@yahoo.com.br)
Mon Sep 13 12:41:03 2004


Entrei no lagartão no ultimo final de semana de abril de 2009,,, un friend (Trango #6) ficou preso no teto da variante das cabeças. Volteri para tentar retirá-lo mas não consegui. Não quero deixar lixo na via, assim que se alguem esta indo para lá, pode aproveitar e levar material para sua retirada e assim "limpar a via".
Eu tentarei voltar pra fazer outra tentativa.

Gabriel (gabosan@gmail.com)
Tue Mar 10 14:38:23 2009


Eu cruzei com o seu friend e o bichinho está ruim de sair! Além de entalado na fenda, ele já está completamente detonado.......só tirando ele com uma marreta mesmo!

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Jul 13 12:46:57 2009



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!