logotipo

Urbanoide

Graduação: 5° V

Localização: Cantagalo - Lagoa ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Carlos Alexandre, Giovani Tartari, Marcelo Braga, Sérgio Tartari e Alexandre Portela.
Ano: 1983

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Conquistadores: Marcelo Braga, Carlos Alexandre e outros

Miguel Monteza Rego (monteza@prolink.com.br)
Fri Oct 16 23:54:42 1998


Esta via é uma boa opção para que que curtir uma boa
escalada e não está com muito tempo disponível.Tem uma bela vista.
Uma dica é quando vc chegar na canaleta sair um pouco para a direita
quaseno final desta. O grampo estará no plator mais acima.

Daniel (Teresópolis) (esquilodasestepes@yahoo.com)
Tue Nov 16 13:00:18 1999


Deve-se tomar cuidado na segunda enfiada da via pois há
um grampo meio solto (ele gira um pouquinho).

Luciano (Lupa) (lupa02@zaz.com.br)
Mon Apr 3 15:50:39 2000


A via tem um crux em 6º grau, tem suas proteções muito espassadas, chegando a ter esticões de até 15 metros. É uma via meio perigosa, pois a agarras são quebradiças e o estado de algumas proteções lamentáveis. Fator 2 de queda é uma constante na via.

Mario (wewe@fsfsgs.com.br)
Tue Mar 26 13:05:57 2002


O croqui correto desta via é o de baixo o de cima está errado.

Mario (wewe@fsfsgs.com.br)
Tue Mar 26 13:09:24 2002


os croquis não estão claros...virar pra direita antes do final da canaleta (não tentar seguir coluna de cristais). O espaçamento entre as proteções a torna perigosa. Achei a via mais difícil que o quinto grau assinalado no croqui (terceira enfiada).

Yann Grandjean (yann@econ.puc-rio.br)
Wed Mar 27 14:28:44 2002


A reclamação com relação a esta via parece uma constante entre quase todos os comentários e o meu não poderia ser diferente: a via é um E3 (proteções distantes. Via perigosa em caso de queda) e muito mal protegida. Acho, também, que a graduação dela é equivocada. (É um 5sup e não 5 como diz o croqui). E para finalizar o descaso total com a integridade física do escalador o primeiro croqui está errado. Precisamos levar a escalada um pouco mais a sério, pois assim podemos minimizar os acidentes e mortes.

Caio (cveronese@smcom.com.br)
Mon Apr 1 19:13:29 2002


Gostei muito desta via. Mas, achava melhor disponilizar um croqui mais claro e definitivo. Na saída da canaleta muitos ficam em dúvida...
boas escaadas !

jayme prestes (jaymeprestes@aol.com)
Tue May 13 12:09:40 2003


Quando o CEC vai colocar um croqui decente desta via?

Caio (cveronese@zipmail.com.br)
Tue May 13 14:34:37 2003


Caio, o CEC não é responsável pelos croquis aqui apresentados. Na croquiteca do CEC existem croquis "oficiais" (ou seja, feitos pelos próprios conquistadores) e também não-oficiais que muitas vezes eram xerox antigas existentes nos arquivos do clube feitas por algum escalador (não necessariamente sócio do CEC).

Se você desejar enviar um croqui melhor ou atualizado, esteja certo que ele será colocado na croquiteca. O trabalho de manutenção da croquiteca é colaborativo, com contribuições de todos os escaladores. Nós não desenhamos os croquis.

Miguel Freitas (miguel@cetuc.puc-rio.br)
Fri Jun 13 11:38:07 2003


Uma via KRASICA, não tem que mudar nada nela, quem não tem condições de fazé-la, treine bem e vá procurar uma via do seu nivel.
Escalada é pra quem tem, quem não tiver procure ou mude de esporte.
Daniel Ollé

Daniel Ollé (olledaniel@hotmail.com)
Wed Oct 29 21:58:32 2003


Não confunde alhos com bugalhos, o que eu estou tentando explicar, é que, não pode transformar um jogo de xadrez em brincadeira de bebe. Existem vias de escaladas para todos os tipos, gostos, tamanhos, graus de dificuldades e de exposição, escolha uma que v/c sebe que não vai passar tanto veneno, ou pelo menos que de para se safar.
Por isso , parem de falar que tem que colocar grampo na via TAL, na quele lance que o grampo esta la em baixo, que nem gostamos muito de lembrar. Se v/c não quiser passar um perrengue, saiba bem qual a via que pretendes fazer, se v/c esta no nível da via.
Boas escaladas
Daniel Ollé

Daniel Ollé (olledaniel@hotmail.com)
Fri Oct 31 19:47:34 2003


Concordo com o Daniel,
Se querem uma via de 5º bem protegida podem fazer o Italianos. Nao tentem rebaixar a via ao nivel de vcs.
Mario, não sei se vc sabe o que é fator 2. mas toda via tem fator 2. Se quer evitá-lo, pare um grampo abaixo do qual vc fez a ultima costura.
Agora vamos parar com essa conversa de colocar grampo ali.
E quem quiser um croqui melhor que faça, pois vcs pensam que as instuituições são seus empregados. Informo que elas dependem de voluntarios, uma vez que ninguem recebe nada para fazê-las funcionar.
Caio Rolando da Pedra

Caio Rolando da Pedra (Caio@rolandodapedra.com.br)
Tue Feb 3 11:07:19 2004


Eu treinei e depois guiei o urbanóide tal qual a via é, sendo assim, acho que qualquer um que realmente se dedique, também pode fazê-lo. Galera, vamos treinar mais e reclamar menos! Aliás a via não é tão quebradiça como foi acima citado, talvez por muito uso, o que foge do padrão das outras vias do cantagalo. via clássica.

Rodrigo Molina (rodrigomolina@globo.com)
Mon Mar 29 19:12:53 2004


Na última vez que repeti esta via, ontem dia 3/6/2004, notei a conquista de uma variante, que segue a coluna de cristais acima citada pelo Yann grandjean, continuando a subir em linha reta, em vez de tocar para o platô a direita original do urbanóide. Esta variante tem cerca de 15 metros, sâo mais dois grampos seguindo a coluna de cristais, e uma parada dupla em um pequeno platô acima.

Rodrigo molina (rodrigomolina@globo.com)
Thu Jun 3 19:24:10 2004


Pessoal, a variante do final da via foi conquistada pelo Flavio Daflon e por mim em maio deste ano. A idéia é facilitar o rapel, que fica meio chatinho de fazer a partir da parada final original, lá na direita.

Marcio Carrilho (marciocarrilho@hotmail.com)
Thu Aug 26 01:13:34 2004


É uma bela via, escalei em dezembro de 2006, os grampos estão em bom estado e são realmente distantes, talvez um E3. Da base, onde existe um grampo, só é possivel se ver o terceiro grampo que esta bem longe, mas subindo pela fenda encontra-se outro no meio do caminho, oque é um alívio.
Quem estiver guiando bem um 5º grau nao terá nenhum problema , vale a pena.
um abraço,
xuxu

xuxu (carlosarruzzo@hotmail.com)
Tue Jan 2 13:16:22 2007


Ai galera,

a via é bem legal, fiz hoje 09 agosto 2007 pela segunda vez. Dizem que o Crux é 5 eu achei que fosse um quarto.

Pra galera que nunca guiou, vai com calma e não adrena pois se cair antes de chegar no segundo, vai pro chão...

A via é otima?

qual a cotação, E2 ou E3?

valeu galera.

Robson Richers (robson@rioclimb.com)
Thu Aug 9 15:13:49 2007


Via boa para ser feita no final da tarde, curtinha e com um visual bem bonito. A graduação é mesmo essa, não há lance que dê mais de 5º grau. A proteção é um pouco espaçada, mas deve dar um E2 no máximo. Que está guiando um 5º grau não deve sentir grandes dificuldades.

Luciana (yluciana@bol.com.br)
Sat Sep 1 23:55:26 2007


Acho que a via é um E2, mas em alguns lances fica E3. O lance do crux é bem protegido, mas em outros as proteções estão mais longes.
É importante estar guiando confortavelmente o quinto grau, já que o crux (suposto quinto) é mais delicado que a média.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Sat Oct 25 19:36:22 2008


Ontem voltei mais uma vez e a via é realmente linda! Ótima opção para escalar no final de tarde, principalmente quando não tiver muito tempo disponível.

Mantenho minha posição acima, a via é um E2/E3, sendo o crux um 5º ou 5ºsup.

Acho indispensável a utilização de costuras longas, preferencialmente de 60 e 80cm, para o início da primeira enfiada e em grande parte da segunda.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Tue Nov 3 08:59:12 2009


A via conta atualmente com 3 paradas duplas: uma antes do diedro, uma logo depois e uma no final novo. Com uma corda de 60m dá para esticar da primeira até a terceira.
O final novo, que sai da canaleta para a esquerda, é bem visível, mas bastante liso e delicado, mantendo o grau da via.

Hans (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Sun Nov 25 01:32:30 2012


Eu prefiro seguir a linha original mesmo, ou seja, cair para a direita no final da calha já no final da via. Assim a parada pode ser feita em um confortável platô! Como o rapel a partir desse platô é meio chatinho, eu geralmente faço o rapel pela Lembranças de um Passado, não tem erro!

Esse lance de grau é bem relativo e varia de acordo com o escalador, de qualquer forma, a Urbanoide é a via mais chata de guiar naquele setor do Cantagalo.......tanto pela exposição, quanto pela dificuldade técnica, acredito que ela esteja um degrau acima das vias: Lembranças de um Passado, 22 de Outubro, Gaspareto, Mister Neurose, Caverna de Cristal e Brilho da Noite.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Jan 21 13:56:34 2013


Hoje escalei essa bela via, com meus amigos Nicholas Beznos e Felipe Assad. O Lipe guiou brilhantemente toda a via, mesmo depois de mais de 6 meses sem escalar na rocha! Terminamos a via pela "Variante Direita" aberta pelo Daflon e o Carrilho, que está cotada em um V grau constante. Percebi que acima da última parada dupla há uma chapeleta, logo acima... Não chegamos a seguir por la, paramos na parada dupla final, mas imagino que essa chapeleta seja uma nova forma de fazer cume... Ela estava bem próxima ao topo!

Nos comentários anteriores, há uma discussão a respeito do grau da via. Realmente, as pessoas devem entender que o grau da via quem dá é o seu conquistador e ninguém é obrigado a escalar o que não consegue. No entanto, é importante alertar que a via possui sim alguns lances MUITO expostos. Em especial, é preciso ter bastante cuidado com o lance entre o primeiro e o segundo grampo. Ele é extremamente fácil, havendo lindas lacas com ótimas agarras para as mãos e os pés! Qualquer escalador minimamente experiente conseguiria escalar tranquilamente o trecho. Mar da agarras total! No entanto, a exposição do lance o torna bem perigoso em caso de uma possível queda, pois o escalador cai em cima de um enorme platô. Uma queda muito alta nesse platô pode ser fatal.

Vejam, não estou reclamando da via nem de sua graduação, mas acho importante dar o máximo de informação a respeito das vias aqui na croquiteca. Nem todos os leitores do blog são experientes, de modo que toda informação, principalmente a respeito dos riscos, sobre as vias deve ser compartilhada.

Boa escalada a todos!

Mell Bezenover (mellbz7@yahoo.com.br)
Sun Nov 8 17:57:34 2020



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!