logotipo

Abissal, Passagem

Graduação: 5° VIsup

Localização: Dedo de Deus - PNSO ( Guapimirim )
Conquistadores: André Ilha e Ricardo de Moraes
Ano: 1991

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


O Dedo de Deus pertence ao município de Magé.

Alfredo Neto (cianeto@uol.com.br)
Tue Jun 19 15:48:04 2001


O DEDO DE DEUS PERTENCE A TERESÓPOLIS (de fato)...
O Dedo de Deus, politicamente (de direito), se localiza no município de GUAPIMIRIM - RJ...
Já pertenceu a MAGÉ, antes de GUAPIMIRIM se emancipar.
ENTRETANTO, o DEDO DE DEUS é o SÍMBOLO DE TERESÓPOLIS, cidade que desfruta da sua MAIOR PROXIMIDADE (3 minutos de carro até o início da caminhada).
De TODA PARTE de Teresópolis se tem uma EXCELENTE VISÃO do DEDO DE DEUS.
SOMENTE DE TERESÓPOLIS se tem a visão que deu ORIGEM AO NOME:
Uma MÃO apontando com o DEDO INDICADOR, para o CÉU...

Luiz Carlos Silva (meuirmao@hotmail.com)
Thu Oct 25 03:53:26 2001


Nesse último dia 9 de setembro eu e o Zig fizemos a Passagem Abissal, via simplesmente sensacional!!!!

Entramos pelo Diedro Salomith, onde fizemos as suas três primeiras enfiadas. Essa etapa da escalada termina no primeiro grande platô da Salomith. Desse ponto é possível ir praticamente andando para a esquerda, mais ou menos uns 30 metros até uma parada dupla, logo no início da Passagem Abissal.

A primeira enfiada da Passagem Abissal começa de fato a partir dessa parada dupla, seguindo sempre em travessia para a esquerda toda em móvel. Essa enfiada tem uns 60 metros e o crux é exatamente o início dela, terminando em platô com parada dupla.

Nesse ponto é possível emendar com a Sul, tocando para cima em mais duas enfiadas de chaminé, ou continuar em travessia para esquerda por mais ou menos 10 metros. Resolvemos seguir em travessia!

Logo após sair da parada, é possível continuar em travessia para esquerda utilizando os grampos da Sul, ou tocar para cima fazendo o último lance da Abissal, que é justamente o crux de VIsup. Como já estava meio cansado, resolvi continuar pela fácil e curta travessia, terminando em parada dupla. Desse ponto já é possível ver o cabo de aço da trilha.

Na sequencia, pegamos o cabo de aço e em dois minutos já estávamos na base da Teixeira, onde deixamos as mochilas e tocamos direto para o cume!

O esquema foi o seguinte:
1ª enfiada – Salomith – 4º V
2 enfiada – Salomith – 5º
3ª enfiada – Salomith – 6º VIIa/A0
4ª enfiada – Passagem Abissal – 5ª V (Móvel - jogo de camalot do .4 até #2 com algumas peças repetidas, como a .5, .75, 1 e 2)
5ª enfiada – Sul – 4º
6º enfiada – Teixeira – 3º
7º enfiada – Teixeira – 3º
8º enfiada – Teixeira – 3º

Os tempos da escalada foram:
06:00 saída rio
07:25 inicio trilha
08:05 cabo de aço
08:50 base Salomith
09:20 inicio escalada
11:50 fim da etapa Salomith
13:30 fim da etapa Passagem Abissal/Sul
13:45 inicio Teixeira
15:45 cume dedo
16:00 inicio descida
17:35 base cabos de aço
18:05 estrada!
Total: 10h40m!

Foram poucas pausas: 15min no cume, 20min na base da Salomith e na volta, uns 15min na base da Teixeira, após os rapeis, para reidratar comer e etc.

Abs,
Mauro Chiara

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Sep 10 12:03:57 2012


É simplesmente irrelevante quanto se trata da discussão a quem pertence o Dedo de Deus, se a Guapimirim ou a Teresópolis. Em suma, geograficamente e por conseguinte, de fato e de direito o Dedo de Deus pertence ao município de Guapimirim, pois, por exemplo o Cristo Redentor, o Morro do Corcovado possuem uma visão deslumbrante de Niterói e nem por este motivo os mesmos pertencem a tal cidade. Logo o Pico do Dedo de Deus pertence a filha caçula da Serra, a nossa pacata e saudosa Guapimirim. E, vale ressaltar que a Serra que todos falam que é de Teresópolis na verdade é a Serra de Guapimirim, pois Teresópolis só começa após o mirante do Soberbo. Então basta entender um pouquinho de Geografia e ser um pouquinho inteligente e pararmos de levar esta discussão algo quase que religioso, pelo amor do Dedo de Deus isso não. O pico do dedo de Deus assim como toda a extensão inicial da Serra dos Órgãos pertencem ao Município de Guapimirim e ponto, não somos nós quem decidimos é a Geografia, é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE.
Porém, na verdade o Dedo de Deus não é de ninguém, nem de Guapimirim nem de Teresópolis ou tantos outros donos que queiram aparecer, Nós é que somos dele e de tantos outros deslumbres da natureza, pois se não fosse assim as praias começariam a ter donos, e isto é perigoso. Então desfrutemos dos deslumbres que o Criador nos proporciona e compartilhemos de todos eles com fraternidade, pois eles são de todos nós, até mesmo de um turista russo ou americano ou indiano...

Por: Professor Alexsander, Físico e Educador no Rio de Janeiro

alex (fisicanatura@gmail.com)
Mon Mar 4 13:03:31 2013


A Passagem Abissal é o grande rasco que corta toda a face do Dedo de Deus, entre a Teixeira e a Leste. Terminando a trilha do Dedo de Deus, antes de iniciar os lances de cabo de aço, é possível ver a sua linha perfeitamente.

Também existe a possibilidade de fazer a passagem no sentido contrário, ou seja, indo da esquerda para a direita. No entanto, para que isso seja possível, é preciso fazer a primeira enfiada da Face Sul, que é uma espécie de travessia para a direita, fazendo a P1 em uma parada dupla confortável. A partir da P1, basta continuar seguindo em travessia para a direita, só que agora toda em móvel, até alcançar a parada dupla que fica na base da Variante Gilda Borges.

Desta forma, evita-se o crux de VIsup, que é o lance final da Passagem Abissal e o grau deve ficar na casa do 4º V, sempre com ótimas opções para friends e nuts. Recomendo levar um jogo de Camalot .5 até o 3, repedindo as peças medianas, como a .75, 1 e 2.

A entrada para a Face Sul fica no último lance de cabo de aço para chegar na base da Teixeira, antes de terminar esse lance, é preciso fazer uma pequena travessia através entre a vegetação, até chegar em uma parada tripla, onde um dos grampos é um pé de galinha. Recomendo fazer a P0 ai! A partir dai já é possível visualizar os grampos da Sul, que seguem em uma espécie de travessia para a direita.

Caso queira seguir pela Gilda Borges, recomendo levar um jogo de micro nuts para proteger o crux! Logo depois do crux, a enfiada segue em A0 até chegar no diedro sujo do Diedro Salomith.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Wed Jun 12 13:10:16 2013



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!