logotipo

Che Guevara, Paredão

Graduação: 5° VIsup E1 D2

Localização: - BR-040 ( Petrópolis )
Clube: CERJ
Ano: 1991

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


não, o croqui não esta errado....tem muito grampo mesmo....

Pedro Aragão (ps.aragao@gmail.com)
Mon Sep 12 21:00:36 2005


Bela via! Um 5º bem consistente com lances de VI e VIsup. Muitas aderências alternando com regletes bem ralinhos. Muito bem protegida. Poderia ter algumas pequenas alterações no traçado desviando de platôzinhos de mato que com o tempo vão ceder.

Waldyr Neto (waldyr@compuland.com.br)
Mon Dec 26 16:30:32 2005


Via interessante, muito bem protegida, onde predomina a aderência, mas também existem lances de abaulados e agarra.
A boa é estacionar o carro no posto Brazão, atravessar a estrada, ir para o canto da parede onde ele mais se aproxima do asfalto. Depois é só ir subindo a parede em diagonal para a esquerda, junto da mata, para encontrar os primeiros grampos. Existe uma via de rapel, que facilita muito a descida, sempre com paradas duplas.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Sat May 26 16:53:29 2012


Realizada em 03/12/2023.

Os grampos da última enfiada (6ª) ou foram arrancados ou tomados pelo mato (o que acredito que tenha acontecido). Portanto, se não quiser fazer um lance muito exposto, pare na dupla em que só é possível ver mais um grampo em cima (apesar de que ainda há um grampo escondido num platô de mato acima desse grampo visível, num lance longo, onde o croqui sugere P5).

As paradas sugeridas pelo croqui não são as duplas. A P1 é de fato a sugerida no croqui (está duplicada) e a P2 também (e também está duplicada). A P3, duplicada, é um grampo acima. A P4, também duplicada, é no grampo seguinte. E a P5, também duplicada, são 2 grampos antes.

A P3 é um grampo e uma chapeleta com argolas, sendo que a chapeleta e as argolas estão totalmente enferrujadas, atenção na ancoragem. Todas as demais proteções estão bem íntegras.

A enfiada crux, sem a menor dúvida, é a segunda. Já fiz VIIa mais fácil que algumas passadas dessa enfiada. Além disso, aparentemente, essa via foi grampeada para fazer os lances em artificial. Assim, por mais que essa enfiada seja protegida, há 2 lances que você precisa se afastar do grampo pela direita para fazer o lance em livre, onde uma queda vai levar a um belo pêndulo. Esses 2 lances estão desenhados no croqui através de um desvio para a direita, logo no início da segunda enfiada e um pouco antes da enfiada começar a seguir para a direita em direção a P3.

Via bastante dura, rocha suja e com aderência ruim, esfarelenta. Já os lances graduados como V, já fiz muito VI mais fácil.

O lance do crux, o VIsup na terceira enfiada, começa num platô e o grampo não te protege de cair nesse platô, principalmente porque, para fazer em livre, tem que ir um pouco pela direita da linha (de novo). Se pisar no grampo e tiver uma panic, consegue costurar o grampo de cima e fazer o lance protegido.

Quanto à aproximação, tinha receio de ter dificuldade em achar mas é de fato fácil. Parar no posto Brasão, atravessar a pista sentido rio, acessar a outra pista através de um acesso auxiliar e seguir pelo acostamento da direita sentido juíz de fora mas indo contra o fluxo (ou seja, vai no lado esquerdo dos veículos, na contramão deles). Vai passar por um acesso de pedestre de uma casa, por um acesso de carro até encontrar o ponto onde a pedra se aproxima da parede. Logo no início desse ponto, há um vestígio de trilha que deve acessar e começar a margear a pedra pela esquerda (no início você não encosta na pedra). A trilha então encosta na pedra e aí tem um capim um pouco alto mas factível de passar até chegar na base, onde vai ver uma sequência de grampos, sendo que o primeiro está meio torto. É fácil de achar.

Resumindo: via dura, já fiz vias com mesma graduação mais fáceis, bem protegida (exceto o crux e dois lances que tem que ir pela direita) e sem possibilidade de fazer a última enfiada.

Marcelo Estacio (mesgrj@gmail.com)
Sun Dec 3 17:30:46 2023



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!