logotipo

Lembranças de um Passado

Graduação: 4° V E2

Localização: Cantagalo - Lagoa ( Rio de Janeiro )

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


Muito bonita a via. Toda em boas agarras. A maioria das agarras são boas, porém algumas ainda podem quebrar se forçar demais. E2 é uma boa graduação para a exposição. Os grampos estão todos em bom estado.
Atenção chegando em P1 pois não dá pra ver o grampo da parada. Costurando o penúltimo grampo da primeira enfiada, é só seguir uma linha óbvia para a direita e chegar em um platô conformtável para se fazer a parada em grampo simples.
O final da segunda enfiada é muito interessante, tem uma sequência de domínio e saída de uns buracos que não é dada.

Rafael Rossi (rossirafael@yahoo.com)
Wed Jul 29 12:58:42 2009


Vale levar costuras longas de 60 e 80cm, principalmente para a segunda enfiada, caso contrário o arrasto da corda será muito grande. A via fica entre a 22 de Outubro e Urbanoides, mas existe um projeto (ou grampo perdido) a direta da Lembranças de um Passado. Para não errar, basta se orientar pelo grampo branco que é o primeiro da via. Se quiser fazer um rapel em linha reta, basta fazer a P2 no último grampo antes da parada dupla da Urbanoides.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Jul 26 12:27:23 2010


Agora a P1 conta com uma parada dupla.

Mauro Chiara (mauro.chiara@hotmail.com)
Mon Oct 24 17:19:17 2011


Há uma nova variante "Dislexia", cuja base fica entre a via "22 de Outubro" e a via "Lembranças". A variante conta com chapeletas (a "Lembranças" tem grampo brancos) e uma parada dupla depois de 25m, equipada com argolas para rapel (portanto é melhor para rapel). Ela se junta com a "Lembranças" exatamente na P1 desta, vindo diretamente de baixo.
Graduação: IV 5° E2.


Hans Rauschmayer (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Sun Mar 5 16:19:25 2017


Ótima via de belas agarras!

Conforme o post acima, a via conta com uma variante da primeira enfiada, localizada entre o primeiro grampo da "Lembranças" e o da "22 de Outubro". A variante termina na mesma P1 da enfiada inicial original. Ela é muito mais técnica que a original, de modo que na metade da enfiada a parede fica muito vertical (queda muito limpa!), em um 5o grau constante de pequenas agarras.

Na segunda enfiada o arrasto pode ficar bem pesado caso não se utilize costuras longas. É ideal levar duas costuras de 80m. Tanto para serem utilizadas na segunda enfiada, quanto para se utilizar uma delas na última costura antas da P1.

Vale ressaltar que depois da última parada dupla (final da segunda enfiada) é possível escalar mais 30m para se chegar ao cume. Essa terceira e última enfiada conta com três grampos, de modo que é um trecho extremamente exposto, porém muito fácil (3o grau no máximo, visto que o psicológico é que dificulta um pouco o trecho. Muito exposto e queda em cima de enormes platôs. Cuidado!). Mesmo assim, vale muito a pena escalar até o cume, visto que a vista é incrível! É possível ver toda zona sul lá de cima. Vale ressaltar que o cume também é acessível por uma trilha que se inicia na comunidade do Cantagalo, de modo que possível encontrar pessoas e cachorros lá em cima, mesmo não sendo muito comum.

Mell Bezenover (mellbz7@yahoo.com.br)
Tue Oct 13 22:22:06 2020


Importante alertar que o último grampo da via, quando se faz cume, está bem longe do penúltimo grampo, sendo difícil de enxergá-lo. Assim, para alcança-lo deve-se ir escalando em diagonal para a direita a partir do penúltimo grampo. O último grampo estará à direita de uma vegetação com cactos.

Mell Bezenover (mellbz7@yahoo.com.br)
Tue Oct 13 22:35:44 2020


Recentemente o último grampo da via, que dá acesso ao cume, foi retirado. Fazer cume no Cantagalo por essa via está um pouco perigoso. Os moradores da comunidade o retiraram porque, aparentemente, uma criança viu uma corda pendurada no grampo e quase morreu tentando se pendurar

Para descer tivemos que rapelar fazendo segurança em uma árvore e depois pelas duas chapeletas finais da variante da Urbanoide, um pouco à esquerda.

Além disso, tivemos a infeliz surpresa de encontrar dois caras bem estranhos no cume. Nos encheram de perguntas para saber o que realmente estávamos fazendo ali; se era só escalada; quem éramos; onde morávamos; em quantas pessoas estávamos; quanto tempo ficaríamos alí Eles estavam bem tensos no início, mas depois de mostrarmos que realmente estávamos só escalando, ficou tudo ok. Mas mesmo assim eles ficaram vigiando até descermos.

Enfim, não era comum esse tipo de coisa acontecer no cume do Cantagalo, mas parece que agora ficam vigiando o local.

Recomendo que os escaladores evitem fazer cume nesse setor.

Mell Bezenover (mellbz7@yahoo.com.br)
Sat Sep 18 11:22:17 2021



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!