logotipo

Sucata, Paredão

Graduação: 3° IIIsup

Localização: São João - Copacabana ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Álvaro Borges, Carlos Eduardo Pinto, Heldo da Fonseca, Sebastião Cazeiro
Clube: CEC
Ano: 1971

( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )

imagem
Versão PDF (para impressão)


Informações sobre a via:


O primeiro esticão da Sucata é muita aventura. Muito limo na saida, grampos escondidos, rocha suja, parada no meio do mato ... a Variante Sukita é muito melhor, mas ainda bastante quebradiço! O resto é escalada bonita com visual surpreendente.

Hans (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Sun Dec 4 21:34:47 2011


Escalada bem social, acesso rápido à base. O início pela variante Sukita é melhor pois passa por menos vegetação.

PH

PH (phmontanha@hotmail.com)
Wed Jul 2 20:14:03 2014


Realizada Sucata com Sukita dia 24/07.

A base da via está cheia de outras vias abertas mas que não foram divulgadas. Sem conhecer, fica difícil identificar a base da Sukita. A dica é identificar, da base, um grampo ao término de uma parte da rocha que pode se assemelhar a uma escada/cristaleira. Deste grampo, tocar para a esquerda por uma espécie de calha até chegar a outro grampo (visível do grampo anterior) e, a partir daí, tocar pra cima.

A primeira enfiada tem muito mato a transpor. Mesmo há dias sem chover, há trechos úmidos, que elevam a tensão da guiada. Se a Sukita já é assim, imagino como deve ser a Sucata...

A cada 40 metros aproximadamente, há paradas duplas, algumas com um dos grampos bem mal batidos. O último grampo da via, antes de emendar na Fissura do Inglês, é simples. Dali, pode se rapelar para uma dupla. E para chegar na próxima dupla, só com corda dupla de no mínimo 50 metros. Senão, será necessário rapel de simples.

Da primeira dupla (ou última do rapel), só se chega a base se feito com corda de 80 metros ou dupla de 50. Senão, rapel de simples também.

Considerei a via um E2/E3. E3 porque há lances longos, mas com agarrões. Nos mais difíceis, a proteção é justa.

Para emendar na Fissura do Inglês, é preciso móvel num lance antes de chegar na última dupla da via. Antes desse lance, há grampos, mas bem deteriorados, embora as 2 paradas restantes da Fissura do Inglês tenham sido reformadas.


Marcelo Estácio (mesgrj@gmail.com)
Mon Jul 24 12:23:41 2023



Clique aqui para colocar novas informações.


Retorna ao índice de vias
admin Última atualização: $ $
(C) 1998-2020 - Clube Excursionista Carioca Valid XHTML 1.0! Valid CSS!