Graduação: 3° IIIsup
Localização: São João - Copacabana ( Rio de Janeiro )
Conquistadores: Álvaro Borges, Carlos Eduardo Pinto, Heldo da Fonseca, Sebastião Cazeiro
Clube: CEC
Ano: 1971
( Clique na imagem para ver o croqui ampliado )
O primeiro esticão da Sucata é muita aventura. Muito limo na saida,
grampos escondidos, rocha suja, parada no meio do mato ... a
Variante Sukita é muito melhor, mas ainda bastante quebradiço! O
resto é escalada bonita com visual surpreendente.
Hans (hans_rauschmayer@yahoo.com.br)
Sun Dec 4 21:34:47 2011
Escalada bem social, acesso rápido à base. O início pela variante Sukita
é melhor pois passa por menos vegetação.
PH
PH (phmontanha@hotmail.com)
Wed Jul 2 20:14:03 2014
Realizada Sucata com Sukita dia 24/07.
A base da via está cheia de outras vias abertas mas que não foram
divulgadas. Sem conhecer, fica difícil identificar a base da Sukita.
A dica é identificar, da base, um grampo ao término de uma parte da
rocha que pode se assemelhar a uma escada/cristaleira. Deste grampo,
tocar para a esquerda por uma espécie de calha até chegar a outro
grampo (visível do grampo anterior) e, a partir daí, tocar pra cima.
A primeira enfiada tem muito mato a transpor. Mesmo há dias sem chover,
há trechos úmidos, que elevam a tensão da guiada. Se a Sukita já é
assim, imagino como deve ser a Sucata...
A cada 40 metros aproximadamente, há paradas duplas, algumas com um dos
grampos bem mal batidos. O último grampo da via, antes de emendar na
Fissura do Inglês, é simples. Dali, pode se rapelar para uma dupla.
E para chegar na próxima dupla, só com corda dupla de no mínimo 50
metros. Senão, será necessário rapel de simples.
Da primeira dupla (ou última do rapel), só se chega a base se feito com
corda de 80 metros ou dupla de 50. Senão, rapel de simples também.
Considerei a via um E2/E3. E3 porque há lances longos, mas com agarrões.
Nos mais difíceis, a proteção é justa.
Para emendar na Fissura do Inglês, é preciso móvel num lance antes de
chegar na última dupla da via. Antes desse lance, há grampos, mas
bem deteriorados, embora as 2 paradas restantes da Fissura do Inglês
tenham sido reformadas.
Marcelo Estácio (mesgrj@gmail.com)
Mon Jul 24 12:23:41 2023
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