Memória de Bernardo Collares


'Berna' no cume do Pico do Maior. Foto: Gustavo Soares

Bernardo Collares, 46 anos, presidente da FEMERJ, escalador e amigo  de todos nós sofreu um grave acidente, provavelmente na segunda (03/01/2011), ao descer do Fitz Roy com 3400m de altitude.

Ele escalava a via Afanassief com a experiente escaladora Kika Bradford. A uns 400 metros do cume eles precisaram descer por causa do mau tempo. O acidente ocorreu já no primeiro rapel. Kika desceu primeiro e logo em seguida o Bernardo. Acredita-se que a ancoragem saiu fazendo com que ele caísse uma altura considerável, até parar em um platô. Na queda ele fraturou a bacia e aparentemente tinha sinais de hemorragia, impossibilitando a sua descida. Após algumas horas com Bernardo e talvez numa das decisões mais difíceis ela desceu, a pedido do próprio Bernardo, em busca de ajuda. Ela fez o que qualquer montanhista experiente teria feito naquela situação. Após cerca de 1 dia e meio ela chegou ao povoado para comunicar o acidente e solicitar resgate. No local havia escaladores experientes do Brasil e de outros países. Devido às condições climáticas severas e também à falta de um helicóptero com um piloto experiente não foi possível realizar o resgate. Para Kika desejamos força e apoio nesse momento tão difícil.

Todos os membros do Clube Excursionista Carioca (CEC) estão MUITO abalados, por enquanto é muito difícil admitir que esse cara tenha ido embora de vez, mas foi. A ficha de ninguém caiu ainda, o CEC tem o Bernardo como um membro da família, já que foi por aqui que ele começou sua vida de montanhista nos ido de 1995. Bernardo foi e será uma pessoa ímpar, muito, mas muito querido mesmo por todos. Não só do CEC, mas também por toda a comunidade montahista do Brasil inteiro. Abaixo uma foto do último aniversário surpresa dele, realizado no Centro de Escaladas Limite Vertical. Foto da Márcia Poppe.

[caption id="attachment_525" align="aligncenter" width="583" caption="Último aniversário do Berna... festa surpresa na Limite Vertical! Foto: Márcia Poppe"][/caption]

Por enquanto só conseguimos dizer que ele fará muita falta,  principalmente para os amigos, assim como para o montanhismo brasileiro, do qual era ativista convicto e intenso.

Ele foi alguém que nos encheu de risadas e bons momentos, tudo que podemos dizer a ele é obrigado..........

Miguel Freitas escreveu um texto em homenagem ao Bernardo, ou como muitos o chamavam no CEC, Tio Zé. Vale a pena a leitura. Basta clicar no link abaixo.

http://www.carioca.org.br/2011/01/tio-ze-bernardo-collares/

Abaixo um video feito pelo escalador Pedro Bugim, diretor técnico da FEMERJ em julho de 2009 para homenageá-lo.

[youtube TRfrUKxsi60]