Curso Básico de Escalada

Curso Básico de Escalada 2020 (tentativa)

  Olá amigos do Clube Excursionista Carioca,

O Curso Básico de Escalada ainda não está confirmado, arealizamos o CBE 2018 no segundo semestre, mas este ano provavelmente as datas do Curso de Primeiro de Cordada terão prioridade.

Sem previsão.

O Curso Básico de Escalada está previsto no segundo semestre de 2019 sujeito a alteração em função das condições meteorológicas (as aulas práticas dependem de tempo estável), portanto, caso chova, a aula poderá ser adiada para o final de semana seguinte, logo poderá haver um 'atraso' no calendário apresentado mais adiante. As aulas teóricas acontecem as segundas e quartas das 19:15 às 22:00 na sede do clube e as práticas aos sábados e domingos em diferentes locais. Para receber o certificado, o aluno deverá cumprir o curriculum mínimo conforme especificado na ficha de inscrição.

O Curso Básico de Montanhismo (CBM) ou Curso Básico de Escalada (CBE) do Clube Excursionista Carioca é ministrado por nossos monitores associados. Todos no clube são voluntários e realizam seu trabalho por amor ao clube e ao esporte. A vantagem de se realizar o curso num clube de montanhismo é a socialização com diferentes escaladores e alunos, o que permite que você tenha parceiros de escalada ao finalizar o curso, bastando associar-se ao clube.

INTRODUÇÃO:

A escalada em rocha não exige força ou preparo físico excepcionais; no entanto é imprescindível que o aluno tenha um mínimo de condicionamento físico que o permita desenvolver as atividades previstas no curso, que envolvem, além das escaladas em si, caminhadas em terrenos íngremes.
Para se escalar com segurança é necessário dominar diversos procedimentos. Além das técnicas de escalada, os nossos cursos básicos visam a SEGURANÇA do futuro escalador, a socialização através do esporte e o contato com a natureza.

VALOR: a ser definido

MATERIAL

O clube lhe emprestará o material de escalada durante o curso (com exceção da sapatilha - temos algumas para emprestar) mediante a entrega de um cheque caução no valor de R$ 500,00 conforme acordado na ficha de inscrição.
Você receberá o livro "Escalando ainda melhor e com mais segurança" de autoria do Flavio Daflon, que ficará para você.

Curso Selo Femerj
Para isto, abordamos os seguintes tópicos em nossas aulas teóricas:

- História do Montanhismo 

- Técnicas de Escalada 

- Cordas e Nós 

- Prevenção de Acidentes 

- Noções de Resgate

E para aplicar na prática a teoria, nosso calendário inclui:

- Apresentação do material e demonstração de escalada. 

- 2 dias dos chamados campos-escola, onde os alunos escalam e treinam diversos procedimentos, em locais como Grajaú e Itacoatiara. 

- 6 dias de escalada em rocha, em locais como Corcovado, Agulhinha da Gávea, Lagoa, e Morro da Urca. Aula final em local de escalada de destaque no cenário nacional.

- Prova teórica e prática para garantir a correta transmissão dos conhecimentos

Após o curso, os alunos estão preparados para participar de grande parte das excursões do clube. Estas excursões são completamente gratuitas para sócios.

Inscrição

VAGAS: 6
VALOR E PAGAMENTO: à vista ou em duas parcelas.
IDADE MÍNIMA: 16 anos (menores de 18 anos somente com o consentimento de seu representante legal)
INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: a partir de julho, preferencialmente quinta-feirapor ordem de chegada e pagamento.
As inscrições e pagamento deverão ser feitos somente na sede do clube. O aluno preencherá nossa ficha cadastral, deverá nos entregar a “Ficha de Inscrição e Consentimento de Riscos” assinada e realizar o pagamento para garantir sua vaga. As formas de pagamento aceitas serão dinheiro ou cheque. Em caso de cancelamento, a devolução do dinheiro dar-se-á conforme acordado na ficha de inscrição.

Calendário

O calendário será divulgado nesta página quando estiver pronto.

Entre em contato também e curta a página do faceboook do clube : https://www.facebook.com/clubeexcursionistacarioca/

Em caso de chuva o calendário poderá ser modificado.