Dúvidas frequentes

E se não tiver mais vagas para o CBM ou CBE?

Caso não tenhamos mais vagas para o nosso Curso Básico de Montanhismo e Escalada pois houve uma procura interna muito grande, por parte de sócios não escaladores, AINDA assim vale muito a pena se associar. Veja abaixo porque:

O CEC existe desde 1946 e é uma clube muito ativo e tradicional do Rio de Janeiro, berço de grandes escaladores como Alexandre Portela e Sérgio Tartari. Sugerimos que mesmo que não tenha se matriculado no CBM, que se associe ao clube, pois é muito barato, a recompensa vale a pena e você ainda contribui para o fortalecimento do montanhismo brasileiro.

Quais são as vantagens de associar-se sem ter feito o CBM?

  • Você será incluído em dois grupos, de email e de Whatsapp e receberá em primeira mão o anúncio de novas atividades promovidas pelo clube
  • Você terá prioridade para realizar o próximo Curso Básico
  • Terá descontos em lojas e na Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro
  • Poderá fazer a Aula Experimental de Escalada de graça (não sócios pagam R$ 25)
  • Poderá imediatamente começar a fazer atividades de Montanha como trilhas, cachoeiras e travessias

Também queremos dizer que nossas Reuniões Sociais acontecem toda quinta, em nossa sede em Copacabana, mas tem muito mais coisa acontecendo e sendo anunciada por email e por Whatspp, e o acesso a estes grupos é só para sócios.

Além disso, mesmo que tenha perdido o Curso Básico, já estará frequentando um Clube de Montanha e tendo contato com outras pessoas que praticam o esporte há muito tempo, ou seja, já estará aprendendo.

Quer mais uma boa notícia? Caso tenha perdido nosso Curso Básico e caso se associe, indicaremos um bom professor particular, inclusive com horários mais flexíveis do que o nosso, para poder te dar aula. Depois de receber o diploma de escalada com ele, ganhará mais 1 trimestre gratuito em nosso clube e pronto, poderá começar a escalar conosco.

Não sócios

Não sou sócio, posso participar das excursões do clube?

As excursões do clube são para sócios em dia com o clube. No entanto, para não sócios oferecemos uma, e somente uma, atividade gratuita. Para uma segunda atividade, será necessário realizar o pagamento de uma mensalidade.

Não fiz curso de escalada no clube, posso participar das excursões de escaladas?

O primeiro passo é se associar ao clube (ver item 1). Caso tenha feito algum curso de escalada em algum outro clube ou com algum guia homologado pela FEMERJ (Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro) a resposta é sim. Antes de escalar pelo clube é necessário conversar com o Diretor Técnico (DT) para que ele conheça um pouco da sua experiência. Em seguida será preciso marcar uma escalada de avaliação com o próprio DT ou algum outro guia.

Como a escalada é uma atividade de risco, feita em conjunto com outros sócios, tal medida visa a preservar a segurança tanto do candidato quanto dos outros sócios. O pagamento pode ser feito no Clube, por depósito bancário ou pelo link para o site do Pag Seguro.

Não fiz curso de montanhismo no clube, posso participar das excursões de caminhadas?

Para as caminhadas só é preciso passar no clube para que possamos conhecê-lo e saber sua(s) experiência(s) prévia(s). Feito isso é preciso realizar o pagamento de um plano de associação (consulte os valores na Tesouraria)

OK, quero me associar, mas queria bater um papo antes, o que preciso fazer?

Aconselhamos que você faça uma visita ao clube para que possamos conhecê-lo e também para que você possa conhecer o clube e seus associados. As reuniões sociais acontecem toda 5a feira, a partir das 18:30.

Não sou sócio, posso participar das reuniões sociais?

Sim, claro! As reuniões sociais às quintas são abertas a todos. Além disso, consulte a Programação para palestras e eventos técnicos abertos ao público.

O clube tem algum curso de escalada?

Sim. O clube oferece anualmente um Curso Básico de Montanhismo (CBM). O curso começa normalmente entre abril e maio. Caso tenha interesse, envie um email para secretaria@carioca.org.br.

Eventualmente o clube poderá oferecer o Curso Básico de Escalada no segundo semestre, normalmente logo após o feriado do 7 de setembro.

Para mais informações consulte a página de Cursos do clube.

Quero participar apenas das caminhadas é possível?

Sim, claro! Basta se associar ao clube e ficar atento à Programação.

Por que se associar?

  • conhecer novas escaladas e novas trilhas
  • fazer novas amizades e conhecer novos escaladores
  • ter desconto em Parques Nacionais e eventos ligados à montanha
  • participar de um clube com mais de 60 anos de história no montanhismo brasileiro, com diversas conquistas e escaladas de alto nível
  • ter um lugar para conversar, debater e aprender sobre novas técnicas e novos points de caminhada e de escalada

Sócios e Ex-sócios

Estou inadimplente, como faço para ficar em dia?

Basta realizar o pagamento do “plano” desejado (mensalidade, trimestralidade, semestralidade ou anuidade) e enviar o comprovante para o(a) tesoureiro(a) do clube. Os pagamentos podem ser feitos diretamente no clube, via depósito bancário no ITAU ou via cartão de crédito com o PagSeguro. Para mais informações consulte a Tesouraria. No pagamento com cartão de crédito, é possível parcelar em até 18x dependendo do valor.

Qual a importância de se reassociar e/ou de ficar em dia com o clube?

É uma excelente oportunidade para voltar a ter contato com amigos de antigamente. Além disso, o clube existe desde 21 de fevereiro de 1946 e é mantido pelo trabalho voluntário de pessoas que optaram por dedicar parte do tempo disponível de suas vidas pessoais para ajudar a manter o clube. Como qualquer instituição o clube tem custos (condomínio, luz, agua, telefone, faxineira, despesas com o bar, modernização da sede, atualização dos equipamentos de escalada e etc) que são custeados pelas mensalidades e doações  dos sócios, CBM (Curso Básico de Montanhismo) e eventuais receitas com o bar.

Se você não tem tempo para frequentar o clube, participa das reuniões sociais e tem amor ao clube, a melhor forma de ajudar é sem dúvida ficar em dia com a sua mensalidade.

Quais são as formas de pagamento?

  • diretamente no clube
  • transferência bancária (ITAU)
  • cartão de crédito (PagSeguro)

Quanto está a mensalidade?

Acesse a Tesouraria.

Sou ex-sócio, ou seja, não estou com as mensalidades em dia, posso participar das excursões pelo clube?

É necessária a regularização dos débitos antes de participar ou pagar o equivalente a uma mensalidade.

Como faço para entrar na lista de email do CEC (ceclist)?

Basta enviar um email para ceclist-subscribe@yahoogrupos.com.br ou solicitar a inclusão do seu email para algum membro da diretoria do CEC e aguardar a aprovação do moderador da lista.

Recebi um convite para entrar na ceclist, o que devo fazer para confirmar minha inscrição?

Caso você tenha recebido um email similar a imagem abaixo, clique no link "Entre neste grupo!" destacado em vermelho.

Entrar Ceclist 01

Uma nova página irá abrir similar a imagem abaixo. Basta clicar no link "entrar apenas na lista de discussão deste grupo" destacado em vermelho que seu cadastro estará confirmado.

Entrar Ceclist 02

Outras dúvidas

Caso tenha qualquer outra dúvida, basta entrar na nossa página de contato e enviar sua pergunta.