Ata da Reunião de Diretoria Técnica

Por rafael

Reunião de Diretoria Técnica (RDT), realizada no dia 28 de fevereiro de 2011, no Pavão Azul, tendo início por volta das 20:30, organizada pelo presente Diretor Técnico, Rafael Rossi.

Compareceram: Pablo Golobovante, Patrícia Duffles, Hamilton Kai, Fred Campos, Fernando Correa, Gustavo Soares e Rafael Rossi.

Os temas abordados e as decisões tomadas estão descritas abaixo:

1- Sobre o preço do CBM - conforme já havia sido previamente acordado, o preço do CBM do ano de 2011 ficou em R$ 450, ou em 2 vezes de R$ 240.

2- Devido à falta da ata da RDT realizada por volta de Março de 2010, alguns assuntos tratados naquela ocasião ficaram sem registro. Para contornar esse problema, a presente ata registra de forma retroativa que: 2a) Fred Campos e Fernando Correa foram nomeados como EATs do clube em Março de 2010; 2b) a escalada da Agulhinha da Gávea durante o CBM será realizada com a solteira feita somente com a corda, conforme detalhado no documento de Padronização de Procedimentos do CBM 2010.

3- Sobre os aparelhos de segurança - foi decida uma nova política para o uso dos aparelhos de segurança durante o CBM. O ATC será o aparelho oficial utilizado em todas as aulas do CBM, exceto no Campo Escola (CE) do Grajaú. Neste CE, os alunos usarão o freio em 8. O objetivo é que os alunos tenham contato com este equipamento, que ainda é encontrado em lojas e utilizado nas paredes do Rio. Evitando assim que o aluno desconheça totalmente o uso e aplicação deste freio após o término do curso.

4- O documento de Padronização de Procedimentos do CBM de 2011 foi repassado.

5- Sobre o número de vagas no CBM - a redução do número de vagas no CBM não foi acatada. Foram mantidas as 15 vagas no CBM, uma decisão inteiramente a favor do clube. Foi discutido sobre a dificuldade nos últimos CBMs de se achar instrutores para as aulas e a ocorrência de cordadas de 3 em CBMs. Considerou-se que a redução de 15 para 10 alunos contribuiria ainda mais para a redução do clube. Acreditamos que esse ano conseguiremos um maior comprometimento dos guias e nos propusemos a trabalhar para tal.

6- Sobre grampos de inox - foi decidido que durante o CBM nenhuma escalada deverá ser realizada em as vias com proteções em aço inox e paradas simples. Exemplo, a via Azul, nos Coloridos, não deverá ser utilizada. Em vias com proteções mista, o guia não deverá nunca fazer uma parada em grampo simples de inox.

7- Sobre o cronograma do CBM: 7a) foi decida que a aula de Fundamentos e Técnicas de Escalada será realizada na sede do clube, durante a semana, após os CEs. 7b) ficou decidido que o CE do Grajaú deverá ser realizado antes do CE de Itacoatiara

8- Sobre atividades em Campos Escola (CEs): 8a) no CE do Grajaú, as vias de grau maior que IV deverão ser evitadas, dando prioridade às vias fáceis e ênfase nos rappeis. 8b) em um dos CE, sugere-se como atividade opcional um rappel, ou uma demonstração de rappel, utilizando o nó UIAA.

9- Fred Campos propôs fazer uma aula opcional para os alunos do CBM, ao final do curso, sobre nocões de escalada em alta montanha.

10- Patrícia Duffles será a coordenadora do CBM 2011

Nada mais havendo para ser tratado, a reunião foi encerrada às 22:00 e todos os participantes concordaram com os itens supracitados.

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