Chaminé Gallotti Certificada !!

Por emerson.gaier

RELATO VIA CHAMINÉ GALLOTTI (4, VI Sup) , PÃO DE AÇÚCAR.

Data : 24 Ago 2018
Cordadas: 1. G – Víctor Gonzales
P – Emerson Gaier e Maira Gaier
Início: 0930h
Término: 16:30h
 

Photo 2018 12 10 13 19 36              
 
1. Antecedentes

- O Emerson e a Maira queriam realizar a Chaminé Gallotti desde o Início de 2018, porém achavam que não estavam preparados. Esse desejo veio da entrega do certificado pelo Sr TADEUSZ no almoço de final de ano de 2017.
- Em agosto, depois de fazer a Chaminé Stop, o Emerson decidiu que iria tentar, sem compromisso, fazer a Via, depois de sua reforma.
- O Emerson entrou em contato com o Linhares e com o Alexandre. Fruto dessa conversa, optou por solicitar apoio de um amigo bem mais experiente, o Víctor Gonzales.
- O Victor não tinha aula de escalada marcada e topou fazer a boa ação.
- A intenção inicial seria revezar a Guiada, deixando para o Victor as enfiadas mais difíceis. A Maira convenceu o Emerson de não guiar e ir “passeando”. O Emerson logo topou. Ficou tudo na conta do Victor. Mesmo participando, foi longe de ser um passeio.

2. Aproximação
- Nos encontramos as 0830h nas correntes e seguimos para a base. Início antes da base da Stop.

3. A Escalada

a. Croqui

Photo 2018 12 10 13 19 35

- O Croqui foi o do Monteza, depois da reforma da via. As marcações em vermelho foram as paradas efetivamente empregadas.

1ª enfiada

- Enfiada fácil, iniciando em um I grau de terra com folhas e pedras. Logo depois do 1 Grampo, inicia escalada em blocos de pedra. Enfiada bem tranquila.

Photo 2018 12 10 13 19 35 1

- Maira na Base e Emerson escalando.

 2ª Enfiada

- A enfiada inicia com um lance técnico de 5 Grau de agarrinhas (sobe pela direita e dá uma passada para a esquerda) e, depois, uma chaminé rasa e domínio. Logo após, tem um domínio em uma árvore, entrando em uma chaminé relativamente longa. Fizemos a Chaminé de costas para o mar. Não tivemos grandes dificulades nessa enfiada, à exceção da maira que vomitou. No final tem uma pedra encaixada em uma laca. Tem que ter um cuidado para sair da chaminé e entrar na Laca para, depois, subir no bloco.

Photo 2018 12 10 13 19 36

- Maira na parade e Emerson vencendo o 5 Grau, no início da 2 enfiada.

Photo 2018 12 10 13 19 36 1

- Emerson na Chaminé rasa com domínio no final.

3ª Enfiada
- O Victor fez uma enfiada curta, como mostra o Croqui. Acreditamos que uns 15 m. Enfiada em chaminé. Iniciou de cima do bloco encaixado na Laca, realizando uma chaminé de costas para o PDA, seguindo em horizontal até um outro bloco. A partir daí, virou de frente para o PAD e subiu, passando ao lado de um bloco e realizando a parada para subir os participantes. Não registramos com fotos esse momento.
 
4ª Enfiada
- Inicia com um deslocamento para a direita, subindo uma laca. É um lance de 5 grau de agarras, com boa mão esquerda. A enfiada termina com um domínio de Bloco muito exposto. Achei perigoso para o Guia. A enfiada deu uma descansada para os escaladores. Escalada em agarras é o comum hoje em dia. Apesar de ter um grau relativamente elevada, foi um refresco.

Photo 2018 12 10 13 19 37

Emerson no final da Enfiada. Observem a distância para o último grampo.

Photo 2018 12 10 13 19 37 1

- Maira no final da Enfiada.


5ª Enfiada
- Fizemos o 6 Sup em Artificial Móvel. Creio que o Víctor colocou um Camalot 2 na fenda. O Emerson subiu sem mochila, fez uma azelha e mandou para a Maira. Rebocou as duas mochilas e continuou até a parada. Escalada fácil, mas local bem sujo, cheio de terra. Cuidado com um buraco bem junto a pedra. Não registramos com fotos esse momento.

6ª Enfiada
- Enfiada que inicia entrando em uma chaminé, de costas para o Mar, bem pela esquerda. A subida é em diagonal para a direita até o 1 Grampo. O Victor achou melhor costurar uma pedra antes de sair da chaminé para a subida em oposição. Teve que tirar o capacete porque estava muito apertado. A oposição foi tensa para o guia, teve que tomar coragem para seguir, porque o grampo estava longe. Essa oposição acabou com as forças da Maira, pois caiu umas duas vezes. Depois, segue por uma escalada de agarras, de 4 grau, até fazer uma horizontal pequena para a direita até um grampo e iniciar uma fenda de meio corpo, até a passagem para a Stop (chaminé do L) e subir em chaminé, usando uma fenda para os pés, até a parada em móveis, em um platô.

Photo 2018 12 10 13 19 38
- Victor entrando na Chaminé.

Photo 2018 12 10 13 19 38 1
- Emerson na oposição, após sair da chaminé.


7ª Enfiada
- Inicia em uma chaminé bem a esquerda, após subir em um bloco, escala em diagonal até chegar no 1 grampo. A partir daí, segue para cima e para direita, bem apertado até a aresta do Totem (Gia). Chaminé muito apertada, mas possui boas agarras de mãos e de pés. Depois, sobe em agarras até o lance final. Chegamos bem cansados nesse lance final. A Maira teve muita dificuldade. Passou mal e perdeu as suas forças. Esperamos quase uma hora até que ela conseguisse chegar.
A partir da parada final, segue-se por um trepa mato até um local cheio de bambus, próximo a construção do bondinho.

Photo 2018 12 10 13 19 39
- Subida no Bloco pela esquerda e diagonal para direita até o 1 Grampo.

Photo 2018 12 10 13 19 39 1
- Emerson na Chaminé da Gia

Photo 2018 12 10 13 19 40
- Emerson e Maira no final da via, antes do trepa mato. A Maira sem forças para sorrir.

4. Retorno
- Retorno pelo bondinho, sem problemas.

5. Conclusão
- Escalada longa, necessitando de um dia inteiro para cordada de 3. Exige preparo físico e bom planejamento. Levar água e comida para conseguir completar sem maiores problemas. Recomendamos como uma via D3, porém não é bem protegida. Necessidade de estar escalando de forma confortável o 5º grau para Guiar. Escalada bem variada, com chaminés, agarras, oposição e fenda de meio corpo.
- Esperamos que o Sr Thadeus goste e nos conceda o sonhado certificado de conclusão.
 
Por: Emerson Gaier

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts