Segunda feira

Por rdmilone

Segundas feiras são particularmente difíceis pra mim, sempre foram. Bom, pelo menos desde que comecei a escalar no Clube, ou seja, há uns 28 anos mais ou menos. É que geralmente você faz alguma atividade na montanha no final de semana e se não fez tua segunda será ainda mais difícil. Aí tens que trabalhar ou estudar e ficas olhando aquelas fotos, lembrando dos momentos, dos medos e conquistas. Todos estes processos são internos, então não adianta estar em qualquer ambiente que eles vão te acompanhar. Então sempre me pego nas segundas pensando em… rocha, trilha, mosquetões e grampos…!

Se você entrou recentemente no mundo do montanhismo, fez ou está fazendo um curso básico, ainda tem um vocabulário bem característico "de clube" que talvez não conheça… Ouvir a expressão "escalada no Espírito Santo" ou "vamos marcar Salinas", podem te confundir. A primeira faz referência ao estado federativo do ES, onde alguns locais têm cumes que foram desbravados por escaladores do CEC. Muitas e muitas gerações de Cequienses se despencaram até "Os Cinco Pontões" ou até Cachoeiro do Itapemirim pra escalar os famosos pontões, cumes pouco explorados em ambientes rurais.

Panorâmica
Cinco Pontões de Laranja da Terra (Município de Itaguaçú-ES)

5 Pontoes Ta Por Onde
As montanhas são Foca, Filhote da Foca, Lingua do Boi, Pontão Rachado e Pontão Grande.

Assim me lembro que a minha vida está ligada à de muitas outras pessoas: tanto por dominarmos expressões particulares como por termos como referências o CEC especialmente. São tantas as estórias que escutei nestes anos todos frequentando estas pessoas. Porque o CEC não está confinado naquele apartamento, está na montanha. É lá que foi realmente construído o clube. Mas poder sentar à "mesa do clube" e pensar que foi ali que Rodolfo Chermont, Penacho e Rogério, então adolescentes, ‘roubaram’ (nas palavras do próprio Jean Pierre) “A Foca”, e saíram para conquistar uma via que talvez nem tivessem capacidade ainda! Descobrir que naquela mesa Marcelo Braga e alguns Tartaris disputavam queda de braço… (será que definia quem guiava o lance crux da via?!). Esta história não está escrita, e vai sendo recontada diversas vezes e por diversas pessoas naquele recinto.

Da mesma forma escutar os nomes de vias como Urbanóide, Lagartão, Frangos e Sapo… ou escutar nomes de pessoas como se fosse importantes figuras históricas podem ser um pouco estranhos no começo. Mas aqui dentro deste "mundo" Tadeusz e Cionyra são nossos "João e Maria". Tartari, Poyares e Portela são a Santíssima Trindade. Jean Pierre, Penacho e Rodolfo Chermont foram os desbravadores de algumas paredes incríveis. Os irmão Patrick e George White são lendas. Ricardo Menescal seria o nosso apóstolo internacional. A geração dos anos 90, eu incluído, fez um grande trabalho de organização do montanhismo e preservação desta história. Muitos e muitos aventureiros gastaram seus finais de semana com o CEC, e estão marcados nos livros de relatórios.

18274749 1439377552749578 3608201246558001403 N
As gerações se sucedem no Clube, se encontram, partilham dos momentos e assim a história segue viva.

12798827 1061503720536965 7634818107058935275 N

Foto: Sergio Menescal, Tadeusz e Cionyra, Natanael e 'Velho', Penacho e Rogério de Oliveira.

Neste espaço privilegiado, virtual, existem excelentes relatos, e uma parte da nossa vida vai sendo guardada aqui. Este site já é parte desta história de compartilhamento, foi feito (programado e publicado), é mantido e será reformulado por escaladores e montanhistas do clube. Vejam... já se vão mais de 20 anos de trabalho voluntário e contributivo. Não é pouco!

Mas eu tava pensando em escaladas e grampos... e claro que tem uma finalidade este post, ou não! Somente passar o tempo antes de começar o meu dia de trabalho (ou terminar), e quem sabe dar um alento e trazer de volta a vontade de estar com as pessoas que compartilham destes momentos fantásticos juntos. 

Então vou aproveitar e falar de uma escalada espetacular, pensada e idealizada nos idos de 1970. Ainda hoje é considerada uma das escaladas mais difíceis de repetir. Recentemente retomei um trabalho iniciado ano passado de renovar as proteções da via Lagartão, na face sul do Pão de Açúcar. É uma homenagem aos conquistadores, em especial ao Jean Pierre que têm ministrado a aula de História do Montanhismo. Por alguns motivos estamos usando um tipo de grampo 'colado', e quem tem o nome de ETERNA, da Titan Climb. Em breve colocaremos mais uma via do CEC no futuro.

Titan Climbing Eterna Bolt 80 Mm 1

Este grampos são colados na pedra, feitos de Titânio e devem durar muito mais que a nossa pequena quantidade de tempo na terra. Esta é uma das principais  funções do nosso Clube, registro e preservação. Cada nova conquista feita por sócios do Clube têm o incentivo do clube e será mantida pelas próximas gerações. Se você está entrando agora vai ficar usando proteções que outros colocaram antes de você e algum dia será a tua vez de trocar algumas delas. 
Lagartão

Como estamos impossibilitados de fazer a famosa aula de História do Montanhismo, com o Jean Pierre, vamos deixar para um momento mais adequado este grande evento. Então convido todos a dar uma pesquisada aqui no site do CEC, descobrir nomes de vias e ler alguns dos registros antigos. Já dei algumas dicas. Não procurem "na internet" não. Pesquisem mesmo aqui dentro do site, nos relatos. 

Nos vemos nas pedras.

Escrito em 2020 por Rodrigo Milone - presi

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts