Que bom que deu bom tempo: Cachoeiras da Bocaina

Por gislaine.costa

Data: 08 e 09/02/2020

Guias: RdMilone e Gislaine

Participantes:
- Adriano Conde
- Ana (convidada)
- Claudio Murilo
- Kyra
- Beto
- Luciana
- Sabioni
-
 Mel e Paçoca

Descrição: Prancheta relax nas cachoeiras da Serra da Bocaina, Bananal SP (um pouco antes do início da Pandemia).

- Texto RdMilone e fotos recolhidas entre as do grupo.

     No início do ano fizemos um festival de pranchetas, tod@s @s sóci@s estavam muito motivad@s para a temporada. Como o final do ano tinha sido muito proveitoso, com uma festa na sede aonde entregamos plaquinhas aos guias e monitores, a massa estava ávida por montanha! A parede do CEC ficou pequena, faltou até prancheta pra tanto projeto e começamos a colar papéis no murinho de escalada e nas prateleiras do Clube. Uma prancheta bem concorrida foi esta aqui da Bocaina, que pra início de temporada e tempos de calor, estava na medida certa. 

    Primeiro precisamos dar os créditos pra organizadora de todo o passeio, Gislaine coordenou a galera, montou o grupo do Zap, conseguiu a hospedagem e a limpeza da casa, organizou a ida e ainda guiou as trilhas que conhecia muito bem. 

    Saímos do RJ sábado bem cedinho em 3 carros, éramos nove pessoas e duas cachorrinhas. Tomamos café da manhã já na cidade de Bananal, e iniciamos a subida de carro pela Serra de Bananal. O visual é incrível e o tempo não podia estar melhor, nuvens davam um refresco no sol de verão e a temperatura estava amena. 

Sábado (08/02): Subida da Serra, Cachoeiras do Bracuí, Cachoeira do Rio Mimoso + Mirante

   1
   Foto: Visual da Serra da Bocaina, Km 19, subindo a Serra por Bananal, SP.

2
 Foto: Subida da Serra da Bocaina com os Cequienses mais boa gente deste Clube.

 Img 1375
 Foto: Vista para a Pedra do Frade a partir da casinha que ficamos.

    A subida da Pedra do Frade é outra atração da Bocaina, e era uma das aventuras programadas para a temporada. O acesso fica bem perto da casa em que ficamos, e esta prancheta seria uma boa preparação para quem já estava inscrito. Claudio, Gislaine, Adriano e Milone estavam de olho nesta excursão que infelizmente ainda não rolou. 

      Caminhar pelo alto da Serra da Bocaina em Bananal é surpreendente, as trilhas tem muitas partes de areia branca, parece até que estamos na Ilha Grande. Aliás, ao chegar no Rio Mimoso ficamos tentando identificar, entre as nuvens, a Ilha e as localidades da enseada de Angra. Ao longe no continente avistam-se as montanhas verdes do Parque do Cunhambebe, uma área enorme de mata preservada que foi transformada em Parque Estadual recentemente. Embaixo avista-se a localidade do Bracuí, banhada pelo rio do mesmo nome. Este rio é abastecido pelas nascentes da Bocaina e pelas cachoeiras do rio Mimoso e Bracuí, as duas que conhecemos neste dia. A cachoeira do Rio Mimoso faz jus ao nome, uma pequena lagoa de águas transparentes que despenca pela serra formando uma queda enorme. O local é mimoso e agradável com águas tranquilas que propiciam um banho refrescante. Já a cachoeira do Bracuí é nervosa, o rio vem descendo com força, carregando muita terra e durante o verão é um local perigoso pra tomar banho. As pedras ficam muito molhadas e o barulho das águas despencando faz gelar o coração. 

 59 Min
 Foto: Trilha para a Cachoeira do Rio Mimoso.

   62

Foto: Grupo na Cachoeira do Rio Mimoso. Sabioni, Kyra, Beto, Luciana, Adriano, Ana, RdMilone, Gi e Claudio Murilo.

   61
   Foto: Curtindo o visual da Cachoeira do Rio Mimoso.

  57
 Foto: Curtindo o visual da Cachoeira do Rio Mimoso, com o bairro do Bracuí em baixo e a enseada de Angra.

 60 Min
 Foto: Trilha para a Cachoeira do Bracuí.

   Img 1311
   Foto: Grupo na Cachoeira do Bracuí.

O início da Cachoeira do Bracuí:

  Img 1212
  Foto: Curtindo o visual na Cachoeira do Bracuí.

  Img 1246
  Foto: A segunda queda da Cachoeira do Bracuí.

     Xksy0045
     Foto: Mais uma das quedas da Cachoeira do Bracuí.

     Nnyz1383
     Foto: Descanso no Mirante.

      Depois dos banhos e caminhadas fomos ao mirante 360° e ficamos esperando que o Frade aparecesse, mas nada, as nuvens estavam muito baixas e esconderam o esperado visual. Depois fomos voltando para a charmosa casinha da hospedagem, tem uma varandinha, três quartos e uma visual incrível da Pedra do Frade. Finalmente conseguimos fotografar o famoso pico que pode demorar, mas vai ser alcançado. Quando passamos pela Pousada Rio Mimoso infelizmente não pudemos comer no restaurante, pois estava fechado, por isso, fomos jantar na Pousada Brejal, sentados em uma mesa de madeira num gramado aconchegante. Depois fomos pra casa comer pipoca, beber vinho e jogar dominó. Claudio Murilo lembrou que rolou um acirrado campeonato de dominó, no qual o Sabioni não ganhou UMA partida sequer. A noite foi uma daquelas memoráveis, Claudio Murilo desfilou suas teorias sociais e depois de umas garrafas de vinho quase todos concordavam com ele, embaixo de muita risada. Organizamos o nosso lixo para não deixarmos nada para trás e ainda cozinhamos alguma coisa que já não me lembro (quem quiser por favor deixem seus comentários pra acrescentarmos aqui).

Domingo (09/02): Cachoeira das Sete Quedas + visita a Estação Ecológica de Bananal.

     O domingo foi um dia mais relax acordamos sem pressa com objetivo de ir até a cachoeira das Sete Quedas. O local da cachoeira pode ser acessado de carro, estacionamos ao lado das quedas e fomos descendo pela margem até a quarta queda. Depois disso é uma área intangível, fechada aos human@s, local reservado para os animais que frequentam a reserva. Descemos de carro até a sétima queda e ficamos mais uma tempo até a hora de voltarmos ao Rio. O pessoal desceu primeiro para a cidade de Bananal e Gi e Milone foram fechar a casa, buscar as cachorrinhas e visitar a família.

Lxsy5127
 Foto: Primeiras quedas das cachoeiras das Sete Quedas.

Img 1438 Min

Wucd7185

Puwy8954

Img 1533 Min

Foto: Relax na 6ª queda da Cachoeira das Sete Quedas.

Img 1565

Foto: 7ª queda da Cachoeira das Sete Quedas.

Estamos esperando a normalização das viagens e a possibilidade de nos juntarmos novamente para outros passeios e aventuras pelas montanhas.

Até lá e de volta... Fim.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts