Caixa de Pandora V Vsup E3 Irmão Menor

Por charao

No dia das Mães fui visitar meu Irmão, meu Irmão Menor, no caso. Fui com a Clara Machline fazer esta bonita linha no Leblon, pairando sobre grampinhos de 6 mm da Salewa. A via é muito bonita! Um clássico, talvez pouco repetido pela presença maciça destes grapinhos. O Ivan Calou jura que aguenta, então eu fui! Assim como uma outra conquista da dupla Jean-Pierre e Ivan Calou eita em Salinas (a via Sol da Meia Noite) esta é uma via que fica um pouco exposta às vezes e que usa estes grampinhos bem disfarçados na pedra. Não volte de noite!

O primeiro esticão já vence o grande "S" para a direita, use fitas grandes, de 1,20 nas extremidades do "S" para diminuir o atrito. A P1 é feita em grampo duplo, o único da via toda. Novas diagonais no segundo esticão pedem o uso de fitas longas (use várias de 60 cm e tenha pelo menos duas de 120 cm). Dá para esticar um pouco além das paradas mas tem que ter certeza de que vai encontrar outro grampo de 1/2 polegada, se quiser passar dos grampos certos para parar. O Guia da Zona Sul mostra inclusive um croquis de todas as vias do setor, incluindo a grampeação, coisa que não costuma ocorrer no GZS (ele têm fotos mas não costuma ter croquis). Este segundo esticão te leva para perto da via Solaris, cuidado pois já ouvi casos de cordadas que entraram nela, num trecho da Solaris que justamente não tem grampo nenhum (pois é um trepa-mato no meio da pedra). Tais cordadas tiveram muito trabalho para descer, pois escureceu e não sabiam de onde retornar para a Caixa de Pandora.

O terceiro esticão é fácil e bonito, uma grande diagonal para a direita que te leva até um "buraco" mostrado no GZS. Faça sua P3 por ali.

O quarto esticão começa a te levar para perto de outra via, da direita, chamada Marizel. O traçado original da C d P te leva reto para o cume mas muitas pessoas vêem um grande grampo de inox da Marizel e para lá se dirigem. Foi o que eu fiz. Chamei e Clara, com um certo medo do inox se quebrar. Tentei não colocar meu peso nele, já que a pedra é bem deitada nesta hora. Dali cheguei no platô logo abaixodo Platossauro. Tem uma retinha difícilali, se quiser dá para ir mais para a esquerda e pegar um grampo mais antigo, bastando seguir para a direita depois porém o croquis do GZS é bem claro ao mostrar uma retinha de três grampos que conduz ao platossauro. Eu já tinha feito esta reta outra vez e desta vez arreguei e armei o rappel dali. Mas para quem quiser seguir, vale muito a pena, tem um lindo quarto grau meio de pé, meio aéreo que te leva até o cume. Este trecho contém uma laca, bem visível e bem marcada no croquis do GZS.

Para rappelar, cuidado, todos os rapéis são muito esticados, mesmo com uma corda de 60 metros. Os conquistadores falam isto: "rappel difícil com corda de 50m". Com corda de 60 m também. Faça nó nas pontas, sempre vai dar no talo mesmo. Faça todos os rapéis bem cheios, procurando atentamente os poucos grampos de 1/2 polegada para parar.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts