CBM no Morro da Babilônia


Neste final de semana, dias 15 e 16 de maio, aconteceram as duas primeiras escaladas da turma do CBM do CEC deste ano de 2010.
A primeira aula, que normalmente é dada nos Coloridos, na Face Sul do Morro da Urca, passou para o Morro da Babilônia, uma vez que o acesso às bases das vias dos Coloridos tem demorado muito para secar. Uma semana antes o Jayme, coordenador da atividade, perambulou por ali até as bases para se certificar de como estavam as coisas. Como estavam muito molhadas, rs... ele decidiu partir direto para o Plano B no turno da manhã... Ainda havia uma esperança de na parte da tarde as vias estarem melhores, entretanto, os dois turnos aconteceram no Babi.
A turma está cheia, composta por 13 novos alunos e 1 reciclando, do CBM do ano passado.
O turno da manhã se encontrou às 07:30 na Praça General Tibúrcio, passando logo depois para a Estátua do Soldado em frente ao portão de acesso ao Babilônia.
Ficaram assim divididas as cordadas: Jayme com o aluno Rodrigo na Salomith, Miguel Monteza com o aluno Ivan na Ricardo Prado, Fred com a aluna Marcella na Reinaldo Benhken, eu com o aluno Carlos na IV Centenário, Rafael com o aluno Rafael Hernandez na Vilma Arnaud, Gustavo Soares com a aluna Virginia na M2 e finalmente Miguel Freitas com a aluna Cynthia na Luiz Arnaud.
Ao meio dia nos encontramos novamente na Estátua, para a devolução dos equipamentos e para nos organizarmos para o almoço. Nessa hora o Rafael já tinha voltado para escalar de novo, desta vez com a aluna Martha mais cedo na parte da tarde... Eles foram na Ricardo Prado.
Os guias do turno da tarde começaram a chegar por volta das duas... O sol estava ainda quente e o Babilônia estava cheio, talvez não fosse possível manter a grade de alunos e vias determinada.
Lá pelas duas e meia as cordadas formadas já foram se encaminhando para a parede e constatando que cada um ia ter que entrar onde houvesse vaga mesmo! E assim foi feito: a Rosane com o aluno Felipe Dias ia entrar na Reinaldo Benhken, mas foi pra Salomith, a Cris Jorge com a aluna Gisele foi para a Ricardo Prado, assim como o Fernando com o aluno Hugo. Eu entrei na IV Centenário novamente, desta vez com o aluno Victor.
Os alunos Laura e Rafael de Andrade não puderam comparecer no sábado e então, o Fred que ia dobrar, acabou escalando com o Jayme e tirou altas fotos do pessoal. O fim de tarde foi lindo, com direito a um pôr do sol maravilhoso.
Se quiserem conferir, as fotos de sábado estão muito bonitas e estão aqui:
Agora, ainda mais bonito que isso tudo, são os sorrisos, os abraços, as gargalhadas nas sociais pós-aula e tudo mais, que vem junto no pacote... Vejam só que bacana o relato da Cynthia depois desta primeira escalada:
Por algumas vezes, gritei: "O que estou fazendo aqui?" e a resposta óbvia, vinha de cima: "É lazer!"

Era um misto de afetos, de uma maneira geral bons, muito bons, pois tinha  a certeza de que estava ali por opção minha.

Podem achar maluquice, mas o medo era bom, as dores das mãos e das panturrilhas eram boas e a sensação de chegar à primeira parada, maravilhosa. Não tinha preço! Me emocionei, os olhos se encheram de lágrimas.

Miguel, meu guia, nesta primeira e inesquecível viagem, com paciência e tolerância, respeitou meu tempo, meus limites, meu nervosismo. Cheguei a me sentir capaz de continuar...

Até me atrevo a querer mais... de aproveitar melhor a cidade onde nasci e onde vivo... Agora me distraio, no trânsito louco, olhando os morros de nossa cidade, imaginando as vias que estão por ali... Bem que falaram, que nós nunca iríamos ver os morros da mesma maneira...

Saber que sou capaz

de ter e atingir meus próprios desafios, também me faz aproveitar melhor a vida... e agora, me distraio na rotina louca, me imaginando por caminhos que estão por aí. Bem que me falaram, que a vida pode ser experimentada de uma outra maneira!

Obrigada a todos e em especial, ao Miguel, por ter estado ali.

Beijos

Cynthia Malamud

Que vocês saibam que esta foi apenas a primeira de muitas. E que nenhuma será igual a outra ! Sejam todos muito bem-vindos!
Boas escaladas,
Marcia Poppe

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts