Chaminé Árvila

Por miguel

Uma "exploração arqueológica" concluída um sucesso!

Fizemos ontem 10/01/2015 (eu, Bruno Njaine, Claudão e Diniz) a Chaminé Arvila, no contra-forte do Corcovado... É tranquilo e muito legal, maior visual do meio do paredão do Corcovado!

Img 20150110 Wa0004

Os lances de chaminé são fáceis. Não precisa de sapatilha. O baudrier é útil para rebocar a mochila na solteira.

Img 20150110 Wa0019

Com relação a corda, só senti necessidade dela (guiando) em um único lance. É um platô de terra desmoronando com espinhos em cima. Tem um grampo bem ao lado para proteger. Fiquei alguns minutos com a tesourinha tirando os galhos espinhentos... resultado: limpei tudo e ai sobrou apenas um plato de terra desmoronando para ser dominado... pedi pro Claudão armar minha segurança e fui... na primeira tentativa o lugar que eu tentei pisar se desfez e eu voltei... na segunda pisei em algo que ficou, e catando umas raizezinhas precárias consegui dominar... (alternativa: roubar apoiando no grampo)

Img 20150110 Wa0035

Fora isso as chaminés têm dois trechos de cordas fixas. Comentários:

1) A primeira está amarrada em uma raíz (o nó está muito próximo da ponta, mais do que eu recomendaria) sendo redirecionada pra dentro da chaminé por um troço meio bizarro: um parafuso com arruelas bem enferrujado e um cordeletezinho que deve ter uns 4-5mm...

2) A segunda corda está passada em dupla por um grampo em bom estado, porém a corda em si (assim como a primeira) não inspira muito confiança... digamos que é um varal de roupas caprichado...

Bom, em resumo: eu não usei essas cordas e não recomendaria... mas o pessoal usou e elas aguentaram... por isso estou dando os betas de como elas estão presas em cima... no final das contas, cada um sabe de si, né?

Img 20150110 Wa0031

Obs: só usei seg guiando em um lance, mas quem não estiver confiante de solar chaminés de 2 grau obviamente vai querer segurança de cima!! Fiz segurança para o Bruno (que não escala) em todos os lances de escalada.

Depois descemos pela trilha do parque lage e ainda fomos tomar uma cerveja lá no seminário de graduação de trilhas :-)

Img 20150110 Wa0056

Muito bom!

abraços,

Miguel

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts