Morro e Cachoeira do Alicate

Por cecilia.ferreira

Local: Petrópolis (RJ)

Distância: 5km (ida)
Altitude: 1.680m
Guia: Ciça Ferreira
Participantes: Fred Campos, Gabriel Konzen, Marina Tolentino, Joana Melo e Kamilla Ventura.

A previsão de chuva no Rio e na Serra deu uma desanimada inicial, mas na sexta-feira à tarde optei por manter a prancheta já que a previsão de chuva era pequena pela manhã. Tínhamos uma janela até as 16h com pouca chuva. Feliz decisão, pois o tempo estava perfeito.
Marcamos saída do Rio para as 6:00 com ponto de encontro na Padaria Martins em Corrêas. Parada para um café delicioso e partimos para a sede do PARNASO em Petrópolis. Eu já havia emitido os ingressos pela internet e preenchido o termo de responsabilidade para agilizar a entrada. Para minha surpresa a portaria estava vazia. Começamos a caminhada as 8: 35.
Boa parte da trilha é a mesma em direção ao Açu. Depois da bifurcação do Véu da noiva, mantenha-se a direita, sentido Açu. A partir deste ponto é preciso se atentar para a entrada da trilha do Alicate, pois não é sinalizada e nem muito óbvia.
Após a bifurcação do Véu da Noiva, inicia-se a subida da Pedra do Queijo. Há um zig-zag constante. A orientação do Guia é que após uma formação rochosa há duas elevações fortes e em seguida estaria a entrada da trilha do Alicate. Essa orientação me confundiu! Achei que seria algo mais próximo da bifurcação e não é. Há outras pequenas formações rochosas neste trecho, além da “grande” formação rochosa que o guia menciona. Comecei a achar que tinha perdido a entrada da trilha. Resolvi descer um pouco com o grupo. Acionei o GPS e ele mandava descer. Ainda estava achando aquilo estranho e então pedi ao grupo que aguardasse. Eu e Fred descemos a trilha seguindo o GPS e então constatamos a falha: o GPC marcou um outro caminho, passando pela trilha da cachoeira do Véu. Depois de compreendido, subi novamente até o grupo. Acho que perdemos uns 30 minutos nessa confusão.
Voltamos a tocar para cima em busca da entrada da trilha. Depois da subida em zig-zag e depois de passar pela grande formação rochosa a esquerda, há um trecho mais reto na trilha com uma pedra grande isolada na curva (ESTE É BOM MARCO DE ORIENTAÇÃO). Na sequência mais ou menos 3 curvas elevadas e então você visualiza a entrada da trilha bem íngreme a esquerda.

Img 0968
Figura 1. Entrada da Trilha do Alicate

A trilha é curta, mas bem em pé.

Img 0965 01
Figura 2. Trilha íngreme do Alicate


Como o desnível é grande, rapidamente se chega ao leito do Riacho. Ali já dá para visualizar a trilha do outro lado. Quem quiser seguir direto para a Cachoeira do Alicate é só se manter a direita do Rio (lado que você chega) e seguir margeando o rio.

Img 0950 01
Figura 3. Continuação da Trilha do Alicate, do outro lado do Riacho

Cruzamos o Riacho e seguimos a trilha do Alicate. É uma subida moderada até o cume. Trecho de floresta e trechos de bambuzal. Somente próximo ao cume é que se visualiza a montanha à esquerda. Este trecho de subida dura cerca de 30-40 minutos. Da portaria ao cume foram 1h:55min.
Img 0947
Figura 4. Cume do Morro do Alicate

Img 0941
Figura 5. Cume do Alicate

Após um lanche e descanso no Cume, partimos para tão desejada Cachoeira. A descida foi rápida até o Riacho. Cruza-se novamente a margem e segue pela floresta na trilha à esquerda (à direita é a trilha que se chega), sempre margeando o Rio. Este trecho a trilha está um pouco mais fechado. Depois de +/- 10 minutos é preciso cruzar o riacho novamente e seguir pela trilha marcada do outro lado do Rio. O caminho total até a cachoeira é 15 a 20 minutos. A cachoeira é linda e estava vazia.
Img 0962 01
Figura 6. Cachoeira do Alicate

Nos refrescamos neste paraíso! É uma boa queda d´agua com pequeno poço para banho. Passaria o dia ali tranquilamente. Tem uma laje grande de Pedra que fica ao sol, perfeito para se aquecer depois de um banho gelado. Depois de um descanso, partimos para trilha de volta. A galera queria conhecer a Cachoeira do Véu da Noiva e como ainda estávamos com tempo, os levei até lá. Foi mais um banho delicioso de cachoeira.

Img 0976
Figura 7. Cachoeira do Véu da Noiva


Depois de um rápido banho, seguimos para Sede do Parque. Fomos então para um almoço em Petrópolis com o Charão, Milioni e Sofia. A Pousada era uma graça e almoçamos super bem. O visual lindo de lá também.

Img 0979
Figura 8. Almoço com galera


Resumindo, o dia foi maravilho!

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts