NÓS DA MONTANHA

Por charao

CICLO DE DEBATES SOBRE ESCALADA E MONTANHISMO

Convidamos a todos os interessados a assistir a palestra de Jean Pierre Von der Weid, Antônio Paulo Faria e Pedro Bugim sobre o tema "CONQUISTAS: 1968- 2015, o que mudou? O que evoluiu?"

Será no Clube Excursionista Carioca, na terça-feira dia 6/10 às 19:30h. Cada palestrante falará por 20 minutos com o intuito de promover o debate, acentuar as diferenças de estilo e interagir com a comunidade de escaladores.

O Nós da Montanha é uma iniciativa do CEC e da FEMERJ com o objetivo de divulgar o conhecimento técnico entre escaladores e montanhistas.

O evento terá caráter bimestral, sempre no começo do mês.

Aguardamos vocês no CE Carioca: rua Hilário de Gouveia, 71 sala 206 na terça dia 6/10 às 19:30h.

Alexandre Charão
Sócio do CE Carioca
2o. Vice-Presidente da FEMERJ


RESUMO DO PALESTRANTES:

Jean Pierre Van der Weid: escalador desde os 13 anos de idade, fez sua primeira conquista em 1965. Entre as mais destacadas estão o Lagartão (7 grau), em 1973, o Filhote de Foca, nos Cinco Pontões (ES) de 1974 que só teve sua primeira repetição 30 anos depois, por ele próprio. Outra conquista de destaque foi a Chaminé da Pedra do Fio (6 grau), em 1972 - ainda não repetida. É autor do livro Horizontes Verticais.

Antonio Paulo Faria: escala desde 1981 e abriu mais de 300 vias no Brasil e no exterior (Argentina, Canadá e Colômbia). A primeira via conquistada foi em 1983, na face sul do Pico da Bandeira. Abriu depois as primeiras linhas da Chapada Diamantina e várias vias clássicas no Rio de Janeiro e na Serra do Cipó, entre outros lugares. Entre suas contribuições estão: desenvolvimento do setor de escalada esportiva Barrinha; abriu uma das maiores vias do estado, "O Céu é o Limite" 6 VIIb 950 m; uma nova linha no Dedo de Deus, "Caminho dos Deuses" 6 VIIc 180 m; etc. Escreveu dezenas de artigos para revistas e publicou o livro Montanhismo Brasileiro Paixão e Aventura. É professor do Instituto de Geociencias da UFRJ.

Pedro Bugim: começou a escalar aos 7 anos de idade (em 1990) e a conquistar aos 13 anos, já tendo 225 vias conquistadas pelo Brasil e algumas na Argentina, somande cerca de 17.000m de parede. Além de participar ativamente da reforma de diversas vias de escalada, acumula também, desde 2008, algumas ascensões em solo a montanhas acima dos 6.000m de altitude pela América Latina. Já foi Diretor Técnico da FEMERJ e no momento ocupa o cargo de Vice-Presidente de nossa Federação.

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts