Pedra Hime, via Cidade dos Anjos 4 V E1 220m
Por Daniel d'Andrada
Há um bom tempo planejava ir nessa via. Pelo meu grau de guiada ser 4 V (fui revezando com o Guto), pela via ser E1 (coisa rara no Rio) e por gostar de vias mais longas.
E não me decepcionei. A via é bem protegida e bem agradável. A parte final da Canino Sampaio que se intercepta para chegar até o cume é de 3.o grau, com alguns lances de 2.o, com uma grampeação E2.
O crux da via fica no 4.o esticão, logo depois da horizontal para a direita. Pra não fazer o crux com o arrasto enorme causado pelo zig-zag desde a P3, recomendo parar nessa horizontal e depois esticar logo para a P5 (parada da Canino Sampaio). O trecho entre a P4 e P5 é fácil, um 3.o ou 2.o grau.
A partir da P5, você faz uma horizontal para a direita e depois sobe por um belo diedro de 3.o grau. Logo antes de se subir esse diedro tem um grampo à direita, num enorme platô, e deste platô não se enxerga a parada dupla alguns metros (5?) acima, num outro platô, também à direita desse diedro. O croqui indica 3 colocações de nuts nesse diedro mas eu não achei necessário. Quem guia 4.o não vai se estressar nessa parte.
Abaixo seguem algumas fotos:
O segundo esticão
Quarto esticão. Não parece, mas o crux está aí.
Eu (direita) e o Guto (no seu melhor ângulo) no cume. Bela vista dos arredores apesar da mineradora.
Absorvendo a vista.
A trilha de descida começa num trepa-mato chato mas tem os seus encantos.
A Pedra Hime, vista da mineradora.
Escaladores no último esticão da Canino Sampaio