Portais de Hércules

Por cecilia.ferreira

Cordada feminina montada! Iniciativa da Milioni que tinha o sonho de conhecer os Portais. Partimos as 5h da manhã do Rio rumo ao mirante mais lindo da Serra dos Órgãos. Na estrada observamos o dia nascer com um tempo super aberto, para nossa alegria. Optamos por não parar na padaria em Corrêas para um segundo café da manhã, como normalmente fazemos. Acredito que esta estratégia tenha colaborado com a sucesso da nossa excursão.

Fomos o primeiro grupo a chegar na portaria do parque (sede Petrópolis). Após o registro de entrada, as 7:20h iniciamos a caminhada. Eu (Ciça) fui à frente ajustando o ritmo até o Açú. A caminhada é de moderada a pesada, com vários trechos de subida. Tem uma fácil orientação até o lajeado que antecede o Açu. Lá a atenção precisa ser redobrada para não perder as marcações e totens que guiam a trilha.

Fizemos pequenas paradas para beber água e alimentação na pedra do Queijo e no Ajax. O visual da trilha é bem bonito.

Img 7937

Visual da Pedra do Queijo

O pior trecho é na Isabeloca, logo após o Ajax. A subida é muito irregular, com pouca curva de nível e terreno com muita erosão. Depois da subida, vem um descanso com uma trilha mais plana e caminhada pelo lajeado de pedra. A vista dos Castelos do Açu é maravilhosa e dá um gás a mais na caminhada quanto você a vista. Chegamos ao abrigo do Açu as 10:30. Nova parada para alimentação, banheiro e reabastecer a água.

Partimos do Açu as 11h. A Kika Pompeu tocou a trilha dali até os Portais. Ela já havia ido e nos presenteou com esta guiada. Após o Açu segue um trecho da trilha tradicional da travessia do Petrô-Terê, porém, há um ponto de bifurcação que as divide, após a descida do costão de pedras. Não há placas de sinalização. Há alguns totens e setas no chão que ajudam na orientação. A dica é que à esquerda se segue para a travessia, você consegue visualizar os totens formando o caminho. À direta é a caminhada para os portais.

A trilha passa por lajeados e partes de mato alto. Há um trecho de um grande desnível, aonde se encontra um pequeno rio. Ao atravessar o rio, a trilha segue pelo mato alto. Dali já é possível ver a parte da vista dos portais. É impossível não se maravilhar com esta vista.


Img 7943

Vista dos portais


Chegamos aos Portais as 12:10. Gastamos pelo menos 30 minutos tirando fotos =)

Descansamos um pouco com uma parada justa para o “almoço”. Combinamos a saída as 13h. Saímos por volta de 13:15. A volta é cansativa no início por causa das subidas pelos dois costões rochosos somados ao cansaço da trilha da ida, mas chegando ao Açu, a trilha melhora. Depois do Açu, passa a ser basicamente descida.

Fizemos a descida um pouco mais lenta para proteção dos joelhos, mas com meta de chegar com luz na portaria. Chegamos na portaria do parque as 17:10. Foram 9:50 de uma atividade cansativa mais antagonicamente energizante!!


Img 7942Valeu meninas pela companhia! Foi Show!

Informações técnicas:

Trilha: Portais de Hércules

Local: PARNASO (Petrópolis)

Distância: 18km

Guias: Ciça Ferreira, Carla Milioni e Kika Pompeu (CERJ)

Participante: Renata Jiamelaro

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts