Primeira repetição da Chaminé Brasília feita pelo CEC

Por gustavosoares

Estou escrevendo aqui um relato enviado pelo Carlos Braga, o Paulista, sobre a primeira repetição do cec na via Chaminé Brasília, no município de Pancas - ES.

Chaminé Brasília

Município de Pancas - ES

Data: 16, 17, 18, 19 e 20 de julho de 1969

Escalada de 5o grau

Tempo bom e visibilidade ótima

Guia: Heckel C. Bastos

Participantes: Carlos de Almeida Braga, Rodolfo da Silveira Chermont de Miranda e Carlos Henrique Tibiriça de Miranda.

Saímos da estação rodoviária novo rio às 20:15hs e chegamos a colatina as 10:00hs do dia seguinte passando por Vitória, em Colatina almoçamos e fomos para Pancas. Chegamos a fazenda do sr. Emilio Romais e armamos acampamento e subimos a uma pequena montanha para apreciar a paisagem. No dia seguinte abrimos uma picada e levamos o material para a escalada e encordamos o paredão de agarras até a fissura. No dia seguinte, acordamos ainda escuro e fomos até a base. Subimos o paredão já encordado e começamos a escalar a fissura, que por sinal estava muito suja, pois fazia 6 anos que foi a última escalada. Terminada a fissura chegamos ao "platô das mamonas". Dali em diante só chaminé de todos os tipos e muitas pedras soltas, uma delas se desprendreu e atingiu as costas do Carlos Henrique e quase não pode continuar a escalada. Estrume seco de andorinhas entravam em nossas bocas, olhos e nariz. Só bem mais acima que ficou mais limpo. No final de uma grande chaminé encontramos dois grampos juntos, então sabâmos que já estava próximo do "buraco do Salomith", e uma grande horizontal unia uma chaminé da outra. No lance seguinte, o  "chapéu", foi vencido com maior dificuldade, dali uma fissura e no final um costão. Enfim cume. No cume não encontramos a "urna". A descida foi bem difícil porque no "buraco do Salomith" tivemos que desescalar até chegar aos 2 grampos, no meio  da descida anoiteceu e ficou mais difícil para chegar ao platô das Mamonas. Tivemos que emendar uma corda na outra e por fim chegamos a base e dali ao acampamento. No dia seguinte arrumamos tudo e pegamos carona até Colatina, almoçamos e às 16:00hs tomamos o ônibus para o Rio. Chegamos pela manhã. Deveríamos escalar também o "Pico do Dedo", mas ficou para outra ocasião. VIVA O CEC