Relato Via Italianos 5, VSup E1/E2

Por paula.caetano

Data: 30 de agosto de 2018
Cordada: G - Paula Caetano e P - Alexandre Ferreira

Whats App Image 2018 09 04 At 14.05.57

Em agosto do ano passado, o Alexandre me levou na Italianos, lembro que na epoca me preparei bem, tinha um frio na barriga só de pensar na via, acho que por ser uma clássica, e tb seria meu primeiro 5sup, lembro que fiquei muito feliz com o feito, tive que descansar algumas vezes na corda e o crux só consegui fazer la pelo lado mais facil, bem pela direita do grampo, na época nem passava pela minha cabeça um dia guiar lá.

O tempo foi passando, eu fui escalando mais, guiando algumas coisas e ainda no ano passado tinha colocado a Italianos como meta da temporada de 2018, contudo em dezembro de 2017 cai no Catangalo (com o Alexandre! rs) quebrei uma agarra na Labirintite e cai uns 8/10m isso deu uma freada nas minhas escaladas, 1 mês se escalar... mais uns 2 meses escalando com dores... mas segui em frente, com certo receio de guiar e me machucar novamente e por isso passei a participar muito, deixei de guiar coisas de III e IV e passei a participar constantemente de vias de V, VI e VII... foi excelente para minha evolução, foram vias clássicas e longas, vias esportivas de agarrinhas, esportiva de força, escaladas em Salinas, Cipo e Teresopolis, além de muitas escaladas no PdA, todas escaladas que foram essenciais para me darem confiança, mas confesso que quando entrava para guiar uma via tranquila, ficava receosa, afinal cair em III e IV tem um risco elevado lesão.

De uns 3 meses para cá, voltei a guiar, ou melhor revezar guiadas, sempre pegando um ou dois esticões, os mais fáceis lógicos (nada além de um IV grau). E escalando 3x / 4x por semana consegui ganhar uma quilometragem boa e ir retomando minha confiança. Sentia que a hora da italianos estava chegando, afinal me sentia bem lá, esse ano tinha feito ela 3x, sendo 2x seguindo pela secundo (guiando o mar de agarras) e 1x pelo cabo, mas seguia caindo sempre, tanto no crux do primeiro esticão, quando no lance " novo", onde a laca caiu! rs

Tinha recebido um convite do Leo Azevedo, para ir la guiar, mas no dia (ainda não estava 100% confiante) resolvemos ir na via Fuga do Teto, e foi ótimo, fiquei feliz em guiar o segundo esticão. Depois fiquei enrolando o Alexandre para ir lá, ele sempre me chamava vamos lá, vc guia fácil, mas ficava em cólicas só de pensar! rs! Sempre escutei falar que guiar a Vilma e a 22 de outubro eram ótimos treinos para a Italianos, então fui nas duas, mas ambas participando, e confesso que sai desmotivada, pois na Vilma nem cogitei voltar para guiar, tem uns lances de aderência estranhos (acho que tb não me dou bem com aquela agarrência do Babilônia), alias fiquei meses sem ir lá esse ano, como estava investindo em participar de grau mais alto, quase sempre ia no PdA, Cantagalo, Totem, Urubu... lá só tinha feito a IV Centenário via que por sinal gostei muito, de agarras, me lembrou o trecho do mar de agarras da secundo. Já a 22 de outubro eu tinha curtido, achei ela protegida (duas idas ao Cipo e fazendo constantemente esportiva me deixaram cagona com grampos um pouco distantes. rs!) e já estava pensando em voltar lá revezando! rs!

Na semana retrasada, conversando com o Alexandre, mais uma vez recebi o convite de ir na Italianos com ele (afinal ele é o residente daquele via né?!) e topei, marcamos para a quarta feira seguinte, mas uma vez estava eu em cólicas... mas tentando não deixar a ansiedade bater rs! No inicio da semana tivemos que trocar para quinta feira, acho que no fundo queria que ele não pudesse, mas ele remarcou e não tive como fugir! hahahaha! No dia anterior ainda vi algumas nuvens no céu, me fizeram até torcer por uma mudança de tempo (é eu estava bem cagona, mas sabia que tinha técnica para a escalada, era uma questão da cabeça mesmo), e foi nessa técnica que foquei minha noite de sono.

Quinta feira, dia 30, chegou o grande dia! hahahaha! Amanheceu um dia lindo, estava com o coração a mil, fiz algumas respirações e um pouco de meditação, peguei a bike e fui encontrar com o Alexandre, caminhamos até a base, ele foi me tranquilizando, e já estava relaxada e preparada para o desafio.

Chegando a base nos equipamos e lá fui eu, olhava aquele primeiro grampo, tão alto, mas se era alto, era fácil e assim fui, respirando, seguindo as dicas do Alexandre, que foram essenciais, após chegar ao platô e costurar o primeiro grampo, parei para respirar um pouco, só de lembrar aqui, minha respiração fica ofegante, era um desafio, tenho muito medo de queda de base. Continuei calma e tranquila, devagar até a hora da "virada da aresta" confesso que esse lance me deixava apreensiva, pois fiquei muito nervosa na primeira vez lá, mas guiando foi bem mais tranquilo do que eu imaginava, e assim fui, seguindo calmamente, respirando, ainda tinham 2 lances estranhos o crux (que na ultima vez fiz com a corda BEM justa, quase sendo rebocada rs) a chegada nele (na ultima vez tinha até caído nessa parte). Ambos o lances tive que para para analisar, na primeira tentativa não foi, tentei seguir, mas não vi o melhor caminho desci desescalando e descansei na corda, Alexandre super paciente, me deu dicas, não me apressou, o Wal e a Bia estavam fazendo a CEPI e me incentivaram também, em seguida tentei novamente e consegui sem problemas, segui mais um pouco e logo estava no crux, analisei se iria pela esquerda, direita ou meio, e decidi que ia pelo meio, me encaixei bem, só precisava subir o pé esquerdo em uma agarrinha pequena e depois subir o direito em uma aderência, e ir se equilibrando até ficar de pé, e foi, mais algumas passadas e pronto estava costurada, ufa, dali até a P1 (parei nas correntes) foi bem tranquilo. Chamei o Alexandre e já deixei tudo pronto para ele seguir, até com a seg no baudrier, afinal o combinado era guiar apenas o primeiro esticão.

Já era pura felicidade e alegria pelo dever cumprido, e mais uma vez fui convidada por ele, agora a guiar o seguindo esticão! rs! A Bia mais um vez me incentivou, falando que era o esticão de muitas agarras bem marcadas, acreditei e fui, mas uma vez fui com calma, porém mais segura, quando vi ja tinha passado o lace da laca (que ficou mega protegido) e fui escalando oras pela esquerda, oras pela direita, de forma continua e quando vi já tinha chegado na P2, me costurei direto no grampo, pois precisava de 15 costuras e só levamos 14, e reparei que tinha esquecido de pegar a parada com o Alexandre, mas tinha um mosquetão extra e uma fita vermelha, que o Alexandre gentilmente tinha levado para mim, caso precisasse laçar algum grampo, mas não precisei e confesso que até esqueci que ela tava ali comigo! hahahaha.

Whats App Image 2018 09 04 At 14.05.58 (1) 

Ultimo esticão foi bem tranquilo, fui com calma na saída pois tenho um certo receio de cair em fator 2, mas é bem facil, e quando vi já estava la na caverninha da italianos! Missão cumprida com sucesso \o/, até pensamos até em seguir pela CEPI, mas o celular do Alexandre estava com pouca bateria e algum cliente podia entrar em contato, então decidimos rapelar e para fazer o trabalho completo abri todos os rapeis, foram 3 rapeis justos com a minha corda, que deve estar com 57m.

Whats App Image 2018 09 04 At 14.05.59

De volta a base pude relaxar completamente e curtir aquela felicidade com um sorriso estampado no rosto e muito grata ao Alexandre pela seg, parceria, confiança e incentivo, foi uma ótima escolha guiar lá pela primeira vez com ele, afinal há 1 ano atrás tinha ido lá com ele pela primeira vez. Ah e não contei, fui até com a mesma blusa, para dar sorte (pena que não sei postar fotos por aqui)

Olha ficou um mega relato, na verdade foi um pouco da minha historia, desde o CBM 2017 até essa guiada que representou muito para mim. Desculpem, mas acabei me empolgando mesmo! rs! Tenho uma certeza, 1 ano e 4 meses após terminar o CBM, posso afirmar que a escalada acrescentou muito a minha vida, é um momento de completa conexão, quando estou na pedra, estou mente, corpo e alma focados ali, uma verdadeira meditação em movimento. E tenho muito que agradecer ao Clube Excursionista Carioca, aos monitores, guias e parceiros de escalada que tive ao longo desse tempo! Agora é continuar evoluindo... Vida longa ao CEC e bora tocar para cima!

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts