Relato Via Mario Arnaud 5º VI A1 – Cabritos – Teresópolis

Por daniel.correia

Data: 04.08.2013
Guia: Gustavo Soares
Participante: Daniel Correia

Img 6023

Há algumas semanas marcamos de fazer essa via.

A princípio, a ideia era que alguma outra dupla fosse também, tentamos no CEC, mas... NADA! Três duplas chegaram a cogitar a ideia, mas acabaram furando no final. Não se se é porque a vias tem 15 esticões, se era porque um dos esticões é em artificial, ou porque um dos esticões é em móvel, ou porque a parede fica a 2 horas do RJ.... Ou tudo isso junto. O certo é que acabou indo eu e Gus mesmo. rs

Saímos do RJ às 5h da manhã, chegando no local onde paramos o carro às 7h.

Sem perder muito tempo, tocamos pra base da via, uma caminhada entre pastos de aproximadamente 50 minutos. Chegamos na base às 7h50, nos equipamos e começamos a escalada às 8h20. A ideia era fazer a via em 5h.

Comecei guiando o primeiro trecho, fomos à francesa até a P3. Chegando na P3 parei e esperei o Gus chegar. Da P3 até a P6 são uns trechos de costão e “escalaminhada” de II grau, deixei esse pro Gus, mas não foi por bondade não (uma mão lava a outra, e ainda tinha um esticão de artificial por vir... kkkkkkkkkkkk)

Na P6 voltei a Guiar, fui até um pouco antes da P8. Assumindo logo em seguida o Gus e partindo pro diedro. Quando eu entrei no diedro já eram 11h25, 3h de escalada e estávamos entre a P8 e P9.

Daí por diante, achei melhor o Gus tocar direto, tendo em vista o tempo.

Chegamos na base do esticão artificial, P13, às 14h, isso mesmo 2h30 pra 4 esticões, e olha que era o Gus guiando! Achamos que aqui era melhor ter feito à francesa.

Aqui cabe uma ressalva: “ODEIO ARTIFICIAL!”.

Chegamos na P14 às 15h. Levamos 1h só no artificial, e eu que já estava cansado, fiquei morto. Faltava um esticão pra chegar ao cume, mas era um esticão delicado e não queríamos descer no escuro pois não ia ser nada fácil fazer a leitura dos costões a noite.

Sendo assim, resolvemos rapelar da P14, após 6h40 de escala.

Chegamos no carro as 18h, pegamos o último trecho de trilha já no escuro, nessa hora eu já estava completamente esgotado e ainda tínhamos mais 2h30 de estrada pro RJ. Ainda bem que o Gus estava inteiro, ou parecia estar! Kkkk

Obs1: Na P14 o Gus ligou o APP Strava, e ele marcou 1700m até o carro.
Obs2: Durante o inverno é melhor sair umas 4h da manhã.

Img 6042

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts