Travessia Petrô-Terê em 1 dia

Por cecilia.ferreira

Excursão: Travessia Petrópolis -Teresópolis em 1 dia
Guia: Ciça Ferreira
Participantes: Fred Campos, Silvio Arnaud, Miguel Freitas e Cris Ana (convidada)
Inicio: 06:40 Término: 17:10

Estava na pilha de fazer essa travessia há um tempo, mas nunca aparecia um guia ou a data ideal. Depois de ter feito a travessia Vale das Antas - Monte Milho, que foi superexigente mas recompensadora pelo visual maravilhoso do PARNASO, fiquei ainda mais animada em fazer a travessia.
Comecei a estudar um pouco sobre a travessia, lendo os relatos na net e a coletar informações com montanhistas que já haviam feito. Conclui que a navegação não era difícil. Já havia feito Castelos do Açu, Portais de Hércules e Pedra do Sino isoladamente, então, era só juntar estas partes =)

Decidi então abrir a prancheta oficialmente no clube, e assim fiz. Abri pelo site e a prancheta automaticamente foi enviada a Ceclist. Não houve muita procura, mas felizmente alguns interessados surgiram e formamos um grupo de 5 pessoas, eu, Fred, Silvio, Miguelzinho e Cris.
Compramos os bilhetes antecipados para garantir a entrada no parque as 6h. Começamos a caminhada as 6:40 da manhã. Fizemos uma pequena pausa para água e lanche um pouco antes da Pedra do Queijo, porque o Silvio não estava se sentindo bem (dores musculares). Ele foi medicado e então seguimos. Fizemos mais duas pequenas pausas próximos ao Ajax e antes de começar a piramba da Isabeloca.
Figura 1
Figura 1. Pausa antes da subida da Isabeloca

Com 3 horas de caminhada chegamos ao abrigo do Açú. Reabastecemos nossa água, um pouco mais de comida e seguimos rumo ao MORRO DO MARCO. Na descida cometemos um pequeno erro, mas foi rapidamente percebido e corrigido.
Figura 2
Figura 2. Castelos do Açú

Figura 3
Figura 3. Morro do Marco em direção ao morro da luva

Seguimos rumo ao MORRO DA LUVA, com boas subidas. No final há também um lajeado de pedras, que com neblina dificulta a navegação. O visual daqui já é incrível. Fizemos mais uma pausa para lanche, água e fotos. Na descida do morro, há uma “CACHOEIRINHA” que infelizmente se tornou um filete água. Na sequência, passe-se uma pequena ponte que acessa um seguimento famoso da travessia, chamado o “ELEVADOR”. É uma subida íngreme em rocha usando degraus de ferro. Havia um grupo com cargueiras iniciando a subida, pedimos passagem e esta foi gentilmente cedida. Passamos rapidamente por estes degraus, o que deixou todo o nosso grupo “esbaforido”.
Figura 4
Figura 4. Vista do Morro da Luva (a esquerda a baleia e ao fundo Sino e Garrafão)

Depois segue-se pelo VALE DAS ANTAS em direção ao MORRO DA BALEIA. É mais uma boa subida na trilha. Paramos para o almoço e descanso no dorso da baleia. Aqui o Silvio já estava se sentindo melhor. Daqui avista-se a Pedra do Sino. Na descida da Baleia para o Sino, há outro trecho famoso, o “MERGULHO”. É um barranco, com um bom desnível. É possível descer se apoiando nas pedras, usando técnicas de escaladas. Há grampos de suporte e muitos grupos usam cordas, mas não achamos necessário e descemos livremente.
Figura 5
Figura 5. Dorso da Baleia

Figura 6

Figura 6. Cume da Pedra do Sino logo ali =)

Após esta grota, inicia-se a subida para o PEDRA DO SINO. No caminho há o terceiro seguimento famoso da travessia, o “CAVALINHO”. É um pequeno trecho de escalada exposto, pois há um abismo à esquerda do lance. Apesar de exposto é um lance fácil e factível de fazer sem corda. Fizemos sem corda, com exceção da Cris que não se sentiu segura e então o Miguel montou corda com segurança em UIAA.
Figura 7
Figura 7. Trecho do Cavalinho

Neste momento já era só alegria. O clima estava perfeito e estávamos num ritmo ótimo, abaixo do previsto (havia estimado 12h de caminhada). Fizemos o cume da PEDRA DO SINO com 7 horas de caminhada. O cume do Sino é opcional. É possível seguir da trilha da travessia direto para abrigo 4 do Sino.
Figura 8
Figura 8. Bifurcação entre cume do Sino e descida da Travessia (abrigo 4)

No cume relaxamos, pausa para comida e muitas fotos. Mandamos mensagem para Fernando Correa, que era o nosso transfer da travessia. No início da descida do Sino, um pouco depois da placa de bifurcação, tivemos um pequeno erro na trilha, mas também foi rapidamente corrigido. Reabastecemos a água no Abrigo 4. A descida foi mais lenta que imaginávamos. Acho que conversamos muito na descida =) O Miguelzinho disparou na frente na descida, chegando no estacionamento do parque ás 16:45 e o restante do grupo chegou às 17:10h. Foram 10h e 30 mintutos de atividade.

Figura 9
Figura 9. Cume da Pedra do Sino

Figura 9.1
Figura 10. Descanso no cume do Sino

Agradeço muitíssimo a companhia da galera. Foi Show! Super recomendo esta travessia. Lindíssima!

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts