Travessia: Vale dos Deuses - Vale dos Frades

Por leandro.moda

Data: 25/02/2017
Local: Parque Estadual dos Três Picos
Caminhada: Travessia Vale dos Deuses - Vale dos Frades - Vale dos Deuses
Participantes: Cecília Ferreira, Frederico Campos, Hamilton Kai

No sábado de carnaval, Ciça, Fred e eu saímos às 6h da manhã do Rio em direção a Salinas.

Chegamos no Mazcarin às 9h e às 9h35min iniciamos a caminhada em direção ao Vale dos Frades. O dia estava perfeito para uma caminhada: céu nublado e temperatura amena.

A trilha é bem simples: basta seguir pela mesma trilha da Caixinha de Fósforos até a bifurcação em que há uma placa indicando o Vale dos Frades. A trilha continua bem aberta e marcada, não tem como errar. E é ainda mais fácil pois é uma descida suave. Além disso, é quase toda coberta, bem protegida do sol.

Após cerca de meia hora da bifurcação, chegamos a uma estrada de terra e, logo depois, apareceram umas casas. Paramos para um lanche.

A Ciça estava invocada com o lugar, dizia que já conhecia, que era o início da trilha da Branca de Neve. Resolvemos então caminhar mais um pouco. Cerca de 100 metros depois, realmente chegamos ao início da trilha da Branca de Neve! A Ciça tinha reconhecido o tipo de vegetação e as placas com o nome da fazenda. Muito bem!

Decidimos voltar a partir dali. A travessia continuava por estrada de terra e não era muito interessante. A Ciça queria continuar para a Branco de Neve, mas Fred e eu refugamos! Hahaha!

A volta é em subida, claro, mas bem suave. Em 50 minutos passamos de novo pela bifurcação para a Caixinha e às 13h estávamos no Mazcarin novamente.

A travessia em si não tem muita graça, é bem fácil e curta (mas não fizemos inteira, não fizemos a parte da estrada de terra). Mas, para mim, valeu muito pela descoberta de uma nova opção de trilha em Salinas. Se você está cansado do circuito Pico Médio, Caixinha e Cabeça, tem mais uma opção: ir até a Branca de Neve!

Por Hamilton Kai.

91378f9b 2930 4e8a Bcc7 45cbf0aad490

C13380ad 1ff8 47ba Aeb6 51951025eaf6

D72f8f5a 6ceb 4b68 Aad6 181cda0865a1

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts