Via IV Centenário 4 V E2 D1 - 31.12.2012

Por pedro.salomao

Então,

Nos encontramos às 7:50 no soldado guitarrista, e por incrível que pareça ninguém se atrasou.
Eu e Gilberto chegamos juntos, paramos inclusive os carros um do lado do outro. O Flávio já estava no soldado e poucos segundos depois o Daniel chegou.

Urca cheia, muitos turistas e o pessoal da Iemanjá! Mas aparentemente, escalando só nós 4 mesmo!
O Babilônia estava vazio, praticamente particular.

Fomos eu e Flávio, guia e participante respectivamente, e Gilberto e Daniel, guia e participante. Já na base, Gilberto tomou um banho de protetor.

Fomos eu e Flávio primeiro. Primeiro esticão bem tranquilo, com proteção bem posicionada. Fomos até a primeira proteção dupla, e fizemos a parada ali. Em seguida, veio o Gilberto guiando (mandou bem) com bastante tranquilidade até a parada. Gilberto estava usando o ATC-guide pela primeira vez, esperei ele montar a segurança para conferir.

Já nesse esticão o sol começou a castigar (antes das 9 da manhã). Entre o primeiro e o segundo grampo eu já estava ensopado, mesma coisa para o
Flávio.

Tudo certo, segui para o segundo esticão. Fizemos esse esticão bem extenso, só parei na terceira proteção dupla, que é bem confortável. Chegando na segunda proteção dupla, errei o caminho da via e segui reto, passando um veneno sinistro! Quando cheguei na proteção, fiz um artificial A0, segurando no grampo para poder costurar! Nesse momento, cai umas 3 vezes na minha cabeça. Parei ali, me solterei no grampo que não costurei, respirei. Tudo certo, soltei a solteira e segui adiante, até a parada. Em seguida veio o Flávio e passou à esquerda de por onde eu passei, e pareceu tããooo mais fácil.

Ainda no segundo esticão, o Daniel subiu até a primeira proteção dupla guiando, e parou para fazer fotos de todos subindo. Gilberto começou o segundo esticão participando, e caiu logo na saída da parada (que susto hein!?). Mas estava participando, então ta tudo certo! Subiu também tranquilo até a parada, passando pelo lugar certo. Mandou muito bem! Ta abusado ele ... guiando 4 grau com tranquilidade! O único detalhe foi a toalinha que ele levou, que voou no final do esticão. Sorte que parou na pedra e o Daniel conseguiu resgatar quando subiu.

Quando ele chegou até a segunda parada, e eu segui.Gilberto Voando Logo no começo, não gostei muito do lance. Subi um pouco e voltei, tava meio tenso. Flávio sugeriu subir leve, deixando a mochila na parada e rebocando depois. Concordei. Sem mochila, subi 2 grampos até o Crux da via.
Não tava confortável. Sol forte, cansado. Resolvi não tentar o lance e
esperar o guia da outra cordada.
Veio o Gilberto (abusaaadoooo).Veio tranquilo até o grampo e seguiu para fazer o lance.
Tentou um pé nas alturas (teve que puxar o pé com a mão para chegar na agarra) que não deu muito certo.
E aí, nesse trecho a parede é bem vertical, ele fez o vôo do Weissmuller!
Quando caiu empurrou a parede, e voou uns 4 metros para baixo. Flávio tava de olho e atento, a corda não correu. E o Daniel com o dedo na máquina, também muito atento tirou 3 fotos espetaculares da queda! Eu, claro, já tava para o lado =P.
Na queda, o Gilberto conseguiu a proeza de furar a sapatilha certinho em baixo do dedão. Ia ficar difícil continuar subindo.
Decidimos descer dali.

Iv Centenario 0121

Em algum momento entre a queda e o Rapel, caiu ainda a bolinha de magnésio
do Gilberto. Mas tudo bem, ninguém ferido!

Com a corda dupla dele, fizemos 2 rapéis só, o primeiro de 50 metros e o
segundo de 30 metros. Procuramos a bolinha de cima, e depois na base, o
Flávio procurou na trilha para ver se achava, mas sem sucesso.

Dia quente como sempre, algumas emoções, mas foi bem divertido!
E que venha 2013!

Feed RSS

Assinar

Categorias

Tags

Últimos posts