Via: P3 (3º V E2 D2) / Caipirinha (VIsup E1)
Data: 09/04/2017
Local: Pico da Tijuca
Via: P3 (3º V E2 D2) / Caipirinha (VIsup E1
Participantes: Gabriel Konzen e Antonio Santanna (revezando a guiada)
Eu e Antônio fomos escalar no Pico da Tijuca no domingo (09/04/17). A ideia original era escalar a P3. Apesar da previsão do tempo não ser muito favorável, no sábado não parecia ter chovido e domingo amanheceu com tempo bom.
Entramos no parque às 8h, e quando começamos a trilha percebemos que o chão estava úmido e as folhas molhadas, ou seja, provavelmente choveu na noite anterior. Continuamos mesmo assim. Sabendo que o início estaria babado, contornamos para começar a escalar mais acima, onde começa a via Caipirinha.
Mesmo ali, a rocha ainda estava úmida. Diante disso, resolvemos esperar uns 20min para secar um pouco mais. Antônio começou guiando e foi até a primeira dupla (acho que a P2 do guia). Eu guiei a segunda enfiada normal, até a próxima dupla. Fazia tempo que eu havia escalado essa via, e não me lembrava de quão bonita é. Os lances são fáceis, mas muito bonitos. É super recomendada. Na terceira enfiada, logo depois de uns três grampos, o Antônio conseguiu ver que o resto da via estava babada, inclusive o crux. Diante disso, resolvemos rapelar até a parada da Caipirinha (VIsup) e escalá-la de top rope.
Antônio me desceu de baldinho até a base e comecei a escalar. É uma via forte e constante (uns 50m), que exige bastante equilíbrio. O crux me pareceu ser no final da via, no qual tive que fazer uma pequena oposição. Foi um bom treino.
Na vez do Antônio, quando ele estava chegando na base, começou a chover. Desci ele até a base e depois montei dois rapeis para chegar ao chão. Estava com anorak, então foi tranquilo. A corda do Antônio que molhou toda, deve estar secando até agora. :)
Gabriel Konzen